TAAG livre de voar em qualquer país da União Europeia


A companhia aérea nacional TAAG, conseguiu a licença que lhe permite voar em qualquer país da União Europeia, com a nova licença de Operador de País Terceiro (TCO), como anunciou nesta sexta-feira,(10) em comunicado  enviado à Lusa.

No mesmo comunicado pode se ler que a TAAG está agora livre para se candidatar a qualquer licença comercial para operar em qualquer dos estados-membros da União Europeia e está no mesmo nível que qualquer grande companhia aérea estrangeira a voar para a Europa.

A empresa, detida pelo Estado angolano e gerida pelos árabes da Emirates desde 2015, explica tratar-se do “resultado de um processo de inspeção e auditoria no início do ano em curso”, a qual permitiu aprovar “que todo o tipo de aeronaves propriedade da TAAG” possam voar para o espaço aéreo e territórios dos estados-membros da União Europeia, nomeadamente os Boeing 777-200 ER, 777-300ER e 737-700.

“Este é um marco significativo para a história da companhia aérea nacional de Angola em restabelecer-se como um veículo de qualidade internacional. Esta Licença nos permite ir para qualquer lado dentro da Europa, sujeitos a direitos de tráfego”, refere o presidente do conselho de administração da TAAG, o britânico Peter Hill, citado no mesmo comunicado.

Recorde-se que o Governo angolano e a Emirates Airlines assinaram em 2015 um contrato de gestão, prevendo a introdução de uma “gestão profissional de nível internacional” na TAAG, a melhoraria “substancial da qualidade do serviço prestado” e o saneamento financeiro da companhia angolana, que em 2014 registou prejuízos de 99 milhões de dólares (cerca de 87 milhões de euros).

No âmbito do Contrato de Gestão da transportadora pública angolana celebrado com a Emirates para o período entre 2015 e 2019, prevê-se dentro de cinco anos resultados operacionais positivos de 100 milhões de dólares.

 

Exit mobile version