Super e hipermercados ‘Kero’ vão a concurso público segunda; Carrefou e Shoprite estão interessados


A rede de super e hipermercados “Kero” vai a concurso público, a partir desta segunda-feira (21) de Junho, anunciou, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), Patrício Vilar.

Patrício Vilar adiantou que as multinacionais francesa Carrefour e a sul africana Shoprite fazem parte de um conjunto de empresas que já endereçaram cartas de intenção ao órgão que tutela.

“Mas como já tem sido experiência, noutros casos, uma coisa é carta de intenção e outra é apresentarem candidaturas, portanto vamos esperar pelo processo de entrega das candidaturas para depois termos uma ideia mais exata de quais são os concorrentes”, afirmou esta sexta o responsável, quando questionado pela Lusa no final de uma reunião da Comissão Nacional Interministerial do Programa de Privatizações (Propriv), orientada pelo ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.

Segundo Patrício Vilar, o vencedor do concurso será conhecido, em finais de Setembro deste ano, sublinhando que, no quadro do processo, será feita uma cessão (transferência) do direito de gestão da referida rede.

Nos últimos meses, a rede “Kero”, constituída há cerca de uma década, apresenta carência de produtos, em face de uma dívida de milhões de dólares contraída à banca, pelos anteriores accionistas.

A rede, com um total de nove unidades, pertence ao grupo Zahara, sendo que 90 por cento do capital social é detido pelo Estado, desde 2020.

O concurso para a concessão da rede Kero, despoletado na sequência do processo de recuperação de activos do Estado, foi um dos pontos avaliados nesta reunião presidida por Manuel Nunes Júnior, ministro de Estado para a Coordenação Económica e coordenador da Comissão Interministerial do ProPriv.

O programa do Governo ProPriv prevê a privatização de mais de 190 empresas e/ou ativos do Estado angolano até 2022 nos sectores da banca, hotelaria e turismo, finanças, seguros, agricultura, telecomunicações, indústrias, petróleos, entre outros.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

6 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Obrigado pela oportunidade, pretendo retribuir do melhor modo possível para o crescimento da companhia.

  2. Olá, sou a Maria Pedro, estou desempregada e tenciono fazer parte desta empresa

  3. Muito boa noite eu sou a juliana francisco só uma jovem desempregada a muito tempo e peço que me ajudem eu tenho experência de trabalhar com público peço de coração que me ajudem com uma vaga de emprego boa noite

  4. Minhas sinceras saudações, vem por este meio solicitar as minhas competências profissionais como: motorista profissional, técnico de frio, canalizador ou tradutor de língua francesa. Quero trabalhar me ajuda por favor

  5. Olá bom dia eu estou desempregado e tenciono fazer parte desta empresa