“Suicídios em Angola”, Luanda e Huíla lideram lista, maior parte são homens solteiros e desempregados


As províncias de Luanda e Huíla,  lideram  a lista dos suicídios em Angola. A informação foi obtida por um estudo realizado por psicólogas, compilado ao  livro “Suicídios em Angola”, lançado ontem  (23) de fevereiro na antiga instalação  da Aviação e Trânsito em Luanda. 

 

O estudo foi realizado por um grupo de quatro psicólogas,  durante quatro anos, com  dados recolhidos na comunicação social e nos comandos provinciais através do Gabinete de Estudo e Análise. Segundo informou a co-autora do livro Edite Neves à Angop. O aumento dos casos de suicídio foi o motivo que as levou a realizar e publicar o estudo, com objectivo de reforçar a prevenção levando a sociedade a perceber os sinais de suicídio que um membro da família possa vir apresentar.

Nos últimos anos, a taxa de suicídios  cresceu de forma considerável principalmente nas províncias de Luanda, Huíla e Huambo.  O enforcamento, afogamento e uso de arma de fogo são as formas mais comuns de tais suicídios, cometidos maior parte das vezes por homens solteiros e  desempregados, dos 20 aos 35 anos, onde 75 por cento são solteiros   e 80 indivíduos sem ocupação.

Os principais motivos sãos os problemas conjugais, desemprego, acusação de feitiçaria, doenças psicóticas na família e outros…

A coordenadora do projecto, Fausta da Conceição, falou que a classe média-baixa, concentra maior número de suicídios, tendo em conta  factores económicos, psicológicos e sociais. Mas, a classe alta, também regista um número considerável, por indivíduos que vêm-se  a perder  o status.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!