Sonangol premiada como petrolífera do ano


A empresa pública angolana, Sonangol foi distinguida como “Companhia Petrolífera  do Ano” pela Câmara de Energia Africana (CEA), num acto realizado nesta quarta-feira, 10 de Novembro, na Cidade do Cabo, África do Sul.

A distinção foi outorgada à petrolífera nacional “por desempenhar um papel fundamental na redução da pobreza energética”, e também por assegurar ambientes favoráveis ao investimento, segurança energética e liderança dentro do sector dos hidrocarbonetos.

Com a premiação, realizada na “Semana da Energia Africana”, a Camâra de Energia Africana (CEA) pretende honrar as companhias petrolíferas nacionais que “fazem enormes esforços para electrificar a  região através de estratégias operacionais inovadoras e de gestão de receitas”, aponta-se no comunicado emitido pela CEA para anunciar a distinção.

A nível dos países lusófonos em África, o projecto de exploração de gás da italiana ENI em Moçambique, também recebeu um prémio.

O projecto Coral Sul venceu o galardão sobre a “Monetização de Gás em África do Ano”, que reconhece as companhias e os projectos que estão a desafiar as probabilidades da Covid-19 e as restrições da indústria, promovendo a monetização do gás no continente para suprimir o défice de pobreza energética e liderar a transição energética.

A Câmara de Energia Africana atribuiu ainda  o “Prémio de Vida” ao antigo subsecretário dos Recursos Energéticos dos Estados Unidos Frank Fannon, ao secretário-geral do Fórum dos Países Exportadores de Gás, Yuri Sentyurin, e a Timipre Sylva, “pelos passos corajosos que deram para promover o bem estar dos cidadãos africanos e melhorar o funcionamento e a rentabilidade dos mercados da energia e dos hidrocarbonetos”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *