Soldados da ONU dão comida e telemóveis em troca de sexo


Capacetes azuis da ONU, soldados em missões de manter a paz e estabilidade em países pobres, são acusados de trocarem comida e telemóveis por sexo.

Soldados

Segundo um relatório interno da ONU, concluiu-se que centenas de mulheres que vivem em países pobres mantêm relações sexuais com os soldados em missões de manutenção de paz.

Neste mesmo relatório, que as agências internacionais tiveram acesso, veio revelar que os capacetes azuis, soldados da ONU em forças de manutenção de paz, remuneram com sexo as mulheres pobres, e isso tem sido um alvo de queixas de exploração sexual nos últimos anos, desde 2008 foram reportados 480 casos de abusos, sendo que um terço envolve menores.

Centenas de mulheres questionadas no Haiti e na Libéria, admitiram que não tinha um outro jeito, visto que passavam fome, e era uma tentativa de melhorar a qualidade de vida por vender sexo aos capacetes azuis. Por sexo, os capacetes azuis trocam dinheiro, comida, jóias ou até telemóveis.

Todavia, o relatório da ONU explica que apesar de os casos de exploração sexual não terem merecido a devida atenção, aqueles que chegam ao conhecimento interno da ONU estão a ser resolvidos e os números estão a diminuir.

Em 2014, foram recebidas 51 queixas, o que significou uma ligeira diminuição em relação às 66 efectuadas em 2013. A ONU tem, na actualidade, 125 mil capacetes azuis destacados em vários países por todo o mundo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!