Sobe para 112 número de mortos em matadouro na China


Pelo menos 112 pessoas morreram hoje num incêndio num matadouro de aves na província chinesa de Jilin, naquele que poderá ser o pior incêndio no país em 12 anos, informaram fontes oficiais.

china incendio

Mais de 300 trabalhadores estavam na unidade de processamento de carne de aves de Baoyuan, em Dehui, quando o fogo deflagrou e os socorristas desconheciam quantas pessoas estariam presas no interior, informou a agência Xinhua.

“Às 15:20 (00:20 em Luanda), um total de 112 pessoas tinham morrido”, adiantou o gabinete de informação da província de Jilin na sua conta de Weibo, um serviço semelhante ao Twitter. A mais recente informação apontava para 55 mortos.

Este será já o pior incêndio em mais de uma década, segundo uma lista divulgada no portal Baidu. Em 25 de dezembro de 2000, um incêndio num centro comercial em Luoyang, na província central de Henan, matou 309 pessoas.

No incêndio de hoje, o portão da fábrica estava trancado quando o incêndio deflagrou, mas cerca de 100 trabalhadores conseguiram escapar, acrescentou a Xinhua, segundo a qual a unidade tinha uma “estrutura interior complicada” e saídas estreitas, o que atrasou os trabalhos de socorro.

A causa do incêndio ainda não é clara, mas o canal de televisão estatal CCTV disse que testemunhas ouviram uma explosão, suspeitando-se de uma fuga de amoníaco.

A mesma CCTV informou na sua conta Weibo que o fogo poderá ter começado com um curto-circuito.

Seis horas após deflagrar, cerca das 6:00 locais, o fogo estava praticamente controlado, informou a CCTV, enquanto a Xinhua acrescentou que os bombeiros continuavam a tentar extingui-lo completamente.

Imagens divulgadas pela Xinhua mostram paredes e tetos queimados e uma fila de carros de bombeiros no exterior.

A empresa em causa, Jilin Baoyuanfeng Poultry Company, que começou a operar em 2009, emprega 1.200 pessoas e produz 67.000 toneladas anuais de produtos de frango, diz a Xinhua.

A agência China News Service acrescentou que no final do ano de 2010 a empresa tinha vendas de 230 milhões de yuan (28 milhões de euros).

Os padrões de segurança no trabalho são baixos na China, onde há frequentemente acidentes em minas e fábricas, mas são pouco comuns incidentes com tantos mortos como o do fogo de Jilin.

Fonte: NM


Gostou? Partilhe com os teus amigos!