SIC detém 4 homens que se faziam passar por jornalistas


O Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Luanda, deteve nesta sexta-feira, 24 de Dezembro, no município de Cacuaco, quatro cidadãos com idades  compreendidas entre 43 e 52 que se faziam passar por jornalistas.

Trata-se de três cidadãos identificados pelos nomes de Tona Pedro Mbombo, Francisco João Pereira e Quintas Domingos Tomé, e um quarto elemento que a identidade não foi identificada, que faziam o papel de intermediários na obtenção de falsos documentos.

Segundo as declarações dadas pelo Director do Gabinete de Comunicação Institucional Manuel Halaiwa a uma rádio nacional, os acusados foram entregues as autoridades e respondem pelos crimes de falsificação de passaportes de serviço e comprovativos de testes de Covid -19, com os quais pretendiam viajar para fora do país.

O resposável fez saber também que, os crimes foram cometidos no dia 2 de Dezembro, e que os mesmos se faziam passar por Jornalistas com as funções de operadores de câmara e editor de imagem da Televisão Pública de Angola (TPA).

Os acusados foram detidos depois que um deles foi identificado no Aeroporto Internacional de Luanda no momento em que fazia o “check in” para embarcar na companhia aérea Emirates  para Portugal, com destino final no Dubai. Os comparsas  colocaram-se em fuga tendo sido abordados pela polícia.

Ambos pagaram uma quantia no valor de seiscentos mil kwanzas, enquanto o outro pagou quatrocentos mil kwanzas ao chefe do grupo, para conseguir  guias de emissão dos documentos para a viagem.

Exit mobile version