Sheik árabe queria pagar um milhão de dólares pelo carocha de Mujica


O presidente uruguaio, José Mujica, é mundialmente conhecido por sua simplicidade, pela lei que legalizou a maconha em seu governo, e também por um “Dudu come matete azul”, em que é rotineiramente visto passeando nos fins de semana. Mas o famoso automóvel celeste pode deixar de ser seu. Segundo o jornal uruguaio “Búsqueda”, um xeque árabe ofereceu ao presidente US$ 1 milhão pelo Fusca 1987.

Mujica

Um milhão de dólares por um Volkswagen Carocha? É o preço que ofereceu um sheik árabe ao presidente uruguaio José Mujica em troca do seu automóvel azul-céu de 1987, conta esta quinta-feira o semanário Busqueda.

Segundo a revista, a oferta foi formulada aquando da conferência do G77+China, que teve lugar este ano em Santa Cruz, na Bolívia.

Parece que não é a primeira vez que um potencial comprador mostra o seu interesse por este veículo presidencial que o atípico “Pepe” Mujica utiliza por vezes no fim de semana, e no qual foi votar na eleição presidencial de 26 de outubro.

“Fizeram-me a proposta”, confirmou o presidente, de 79 anos, à revista Busqueda. “Fiquei um pouco surpreendido e, a princípio, não prestei atenção. Mas de seguida chegou outra proposta, e comecei a levar o assunto um pouco mais a sério”.

“De qualquer maneira, se isto se concretizasse, todo o dinheiro seria para o Plan Juntos”, disse o ainda presidente, que vai deixar o poder a 1 de março, referindo-se a uma iniciativa de construção de alojamento para pessoas sem recursos, “ou para outra coisa qualquer ao serviço do Uruguai”.

Segundo a Busqueda, durante um encontro em setembro com representantes diplomáticos em Montevideo, o embaixador do México, Felipe Henriquez, ofereceu-lhe dez carrinhas 4×4 em troca do seu Volkswagen. Enriquez explicou à revista que é “um profundo admirador da figura do presidente Mujica, da sua herança, dos seus valores humanos, da sua real solidariedade com os mais desfavorecidos, a quem entrega a maior parte do seu salário de chefe de Estado”.

A simplicidade de Mujica, seus discursos pela paz e as leis polêmicas como a que legalizou a venda da maconha no Uruguai deram ao presidente fama mundial e o levaram a figurar na lista das cem pessoas mais influentes do mundo da revista “Time”. Em sua última declaração de bens, Mujica disse que seu Fusca está avaliado em 70 mil pesos, o equivalente a US$ 2.800.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *