Sexta-feira “dia” do homem! Beber em quantidade moderada não faz tão mal assim


Visto que estamos prestes a chegar na sexta-feira, o dito dia do homem, dia da liberdade e com direito a licença para a desbunda, nada melhor do que começar o fim de semana falando de coisas boas como os benefícios do álcool e por de lado os malefícios de seu consumo exagerado.

Alguns estudos já afirmam e comprovam que o álcool não faz tão mal para a saúde como se propaga. Vários mitos com relação à bebida alcoólica tem sido esclarecidos e já se pode beber  aquele drinque relaxante depois de um dia puxado de trabalho, principalmente a sexta-feira sem peso de consciência e pensado no melhoramento da sua saúde.

A quantidade considerada moderada para os consumidores de álcool e de 25 gramas que equivale a duas latas de cerveja, dois copos de vinho, duas doses de bebida destilada (capuca, quimbombo, macau e companhias). Para as mulheres a quantia cai pela metade, devido as diferenças na capacidade de metabolizar o álcool.

Os mecanismos que podem explicar as acções benéficas do álcool são:

1. Como uma substância depressora do sistema nervoso central, doses moderadas de álcool podem provocar uma sensação de bem-estar, relaxamento e desinibição;

2. Consumidores de quantidades moderadas de álcool apresentam níveis de HDL (“o colesterol protector”) 10% a 20% mais altos do que os abstémios; ou seja, o uso moderado do álcool está relacionado com o aumento do bom colesterol;

3. Beber moderadamente pode reduzir a probabilidade de infarto indirectamente, ao diminuir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2, aquele que costuma se instalar na vida adulta;

4. Uma lata de cerveja todos os dias, uma reacção com processos metabólicos diferentes, fazendo com que se queime mais gorduras e evite o ganho de peso. Ou seja, moderadamente também, o álcool e um bom aliado para quem quer perder peso.

5. Muitos acreditam que o álcool reduz a capacidade mental, isso é verdade quando ele é consumido exageradamente, mas se for consumido com moderação, o álcool é muito benéfico para a saúde intelectual, melhorando a capacidade mental da pessoa, ele reduz em 25% o risco de ter Alzheimer.

Agora sim, com motivos evidentes de que a bebida alcoólica não e o bicho-de-sete-cabeças que dizem, podemos aproveitar o dia do homem e beber (com moderação) sem culpa e o melhor de tudo, “cuidando” sempre da nossa saúde.

Siga-nos no Instagram e seja o primeiro a saber das principais novidades do showbiz angolano e do Mundo.

 

Exit mobile version