O Serviço de Consultoria de Visto Global, alerta os estudantes e a população em geral, a estarem atentos as mensagens, indivíduos que se fazem passar por funcionários ou associados da organização ou agentes e intermediários, que prometem uma marcação antecipada a um custo adicional para enganar os candidatos a vagas de emprego e aos interessados em obter um visto.
Por meio de uma nota submetida a redacção do AngoRussia, o Serviço de Consultoria de Visto Global informa que implementou medidas rigorosas nos seus Centros em Angola, incluindo o Centro de Vistos de Portugal, em Luanda:
- Apenas será permitida a entrada às instalações do Centro de Vistos aos interessados com uma marcação válida;
- Agentes e entidades terceirizadas não poderão fazer quaisquer consultas no balcão de informações do 2.º andar;
- A empresa incentiva os interessados a relatarem quaisquer daquelas situações enviando uma descrição do sucedido para rsocza@vfsglobal.com
A fim de consciencializar os utentes e o público em geral sobre as referidas práticas fraudulentas, a referida empresa garante que medidas adequadas estão em vigor, incluindo normas rigorosas de privacidade de dados para combater mensagens fraudulentas em vários pontos de contacto.
O documento refere ainda, a importância dos interessados terem em mente que os horários de marcação são oferecidos online com base no volume ou previsão de procura e em conjunto com o planeamento interno da capacidade de resposta do Consulado.
Uma vez agendados, recomenda-se que os estes estejam no Centro de Vistos, 15 minutos antes do horário marcado, para evitar perder a vaga.
As marcações serão abertas com um mês de antecedência para garantir melhor utilização da cota de marcações pelos interessados. Para marcar um agendamento, os interessados podem visitar https://visa.vfsglobal.com/ago/en/prt/book-anappointment assim que os documentos necessários estiverem prontos.
Os interessados podem submeter os seus pedidos de visto no Centro de Vistos localizado no 1.º Andar do Edifício Ingombota, sito na Rua Guilherme Pereira Inglês, nº 43, Distrito Urbano da Ingombota, Município de Luanda.
Importa ressaltar que, durante a temporada de estudantes, que geralmente começa em Agosto e vai até Outubro, a procura por vistos é elevada, especialmente para locais como Portugal. Assim, os estudantes deverão estar alerta relativamente a malfeitores que procuram retirar proveito desse período de elevada procura.
- Os estudantes são aconselhados a ter cautela ao serem abordados por entidades terceirizadas que se fazem passar por prestadores de serviços de visto, prometendo uma marcação ou decisão favorável de visto, usando indevidamente o nome da nossa empresa ou de outra forma;
- Os estudantes deverão verificar os detalhes das instituições educacionais nas quais pretendem estudar;
- Dada a elevada procura de vistos, é aconselhável solicitar vistos o mais cedo possível para evitar cair nas mãos de tais operadores clandestinos;
- É altamente recomendável que os requerentes de visto consultem (por si próprios) toda a informação disponibilizada em matéria de vistos na página oficial do Consulado.