O senador italiano Roberto Calderoli, do partido da Liga do Norte, está a ser pressionado para pedir desculpa por ter comparado a ministra da Integração Cecile Kyenge, a primeira governante negra do país, com um orangotango, segundo a BBC.
Roberto Calderoli, senador do partido anti-imigração da Liga do Norte, comparou Cecile Kyenge, a primeira ministra negra de Itália, que tem a pasta da Integração, com um orangotango. O caso está a provocar polémica e o primeiro-ministro já foi obrigado a reagir, lamentando a situação.
“Eu adoro animais – ursos e lobos, como toda a gente sabe – mas quando vejo imagens de Kyenge não posso deixar de pensar nas semelhanças com um orangotango, mesmo que não diga que ela é um deles”, afirmou no sábado, o senador italiano num discurso em Treviso.
Cecile Kyenge nasceu na República Democrática do Congo, mas naturalizou-se italiana. O senador Roberto Calderoli, além de ter comparando a ministra da Integração com um animal, acusa-a de promover os “imigrantes ilegais”.
“Faz bem ser ministra, mas talvez devesse fazê-lo no seu país”, acrescentou ainda Calderoli.
Já o primeiro-ministro Enrico Letta reagiu, afirmando que as palavras do senador da Liga do Norte são “inaceitáveis e ultrapassam todos os limites”.
A ministra Cecile Kyenge também se pronunciou e garantiu não levar a peito a comparação. Por outro lado, disse, citada pela agência Ansa, que ficava “triste” com a “imagem que dão de Itália”.
por NM