Sacerdote é suspendido e condenado por enviar fotografias intimas a crianças no facebook


O padre de  31 anos, enviou a partir da sua conta do Facebook suas fotografias a mostrar os seus órgãos genitais a duas crianças entre os 11 e 13 anos. Suspenso da Vila Real, o sacerdote foi condenado pelo Tribunal da Relação a 20 meses de prisão por abuso sexual a menores.

As primeira denúncia sobre o abuso sexual foram feitas em Outubro de 2013, dois anos depois de o mesmo ter sido ordenado e ser dispensado “de imediato” de todos os encargos que obtinha. Foi depois suspenso pela diocese em Fevereiro deste ano, quando foi condenado em primeira instância.

O padre admitiu ao Tribunal da Relação de Guimarães, que tinha enviado fotografias do próprio pénis, a duas crianças entre os 11 e 13 anos  pelo Facebook, Pedro Ribeiro de 31 anos afirmou desconhecer a idade das raparigas. Ainda assim Pedro tentou fortalecer o relacionamento com as meninas através de contactos que mantinha pela Internet onde as tratava de forma mais intima e pedia que partilhassem suas fotografias com ele.

Numa das suas conversas com uma das meninas o sacerdote escreveu “Pila para ti, queres”.

A diocese de Vila Real feita pelo bispo D. Amândo Tomás deixou um comunicado a Agência Ecclesia na qual dizia o quanto esta triste com ocorrido e proibiu-o contactar menores de idade.

“Fixou-lhe domicílio, proibiu-o de contactar menores, comunicou o caso à Santa Sé, seguindo as novas normas que o Papa Francisco estabeleceu e colaborou desde o início com as autoridades civis”, diz um comunicado do bispo D. Amândio Tomás, enviado à Agência Ecclesia.

“Queremos tornar pública a nossa profunda tristeza pelos factos, e manifestar aos menores que foram vítimas, e às pessoas que lhes são mais chegadas, a nossa pena, a nossa proximidade e o nosso compromisso em fazer tudo o possível para que factos destes não se repitam no futuro”, refere o mesmo comunicado

O tribunal que além da pena suspensa, o padre tem de pagar uma indemnização de seis mil euros no prazo de seis meses, ou terá uma prisão efectiva.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!