Retrospectiva 2023: Figuras públicas nacionais que deixaram o mundo dos vivos


A morte é uma das fases tristes que constituem o ciclo da vida. Assim sendo, o luto infelizmente fez parte de 2023 e várias foram as figuras públicas e pessoas anónimas que deixaram o mundo dos vivos, e encheram o rosto dos seus familiares, amigos e fãs de lágrimas e saudades.

Foto: DR

O clima de dor e luto foi notório em várias esferas sociais, desde a política à cultura, passando pelo desporto, jornalismo, música até à diplomacia. O ano de 2023 ficou negativamente marcado na memória dos angolanos e não só, por ter sido um ano de perdas irreparáveis.

Actor Avelino Viegas “Velho Saraiva”

Avelino Viegas, foi o intérprete de “Velho Saraiva”, um dos personagens principais da peça “O Feiticeiro e o Inteligente”, estreada em 1996, na Televisão Pública de Angola, o actor morreu no dia 16 de Março, em Luanda, vítima de doença.

Avelino Viegas era um dos rostos mais marcantes do Etu-Lene, fundado a 26 de Abril de 1993, cujo repertório figuram mais de duas dezenas de espectáculos. Avelino ajudou o grupo Etu-Lene a vencer, em 2002, o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de “Artes do Espectáculo”.

Jornalista António Muachilela

Foto: DR

O jornalista da Rádio Nacional de Angola, António Muachilela, morreu vítima de doença, no dia 20 de Maio, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda.

António Muachilela, que prestou serviço a rádio por mais de 40 anos, começou a carreira no jornalismo na Emissora Provincial do Bié, tendo passado pela redacção desportiva da RNA, onde cobriu o Africano de Basquetebol de 1987, em Maputo.

Muachy, como era carinhosamente tratado pelos colegas, foi editor do serviço de notícias e chegou a dar voz aos principais serviços noticiosos da emissora pública.

Produtor Dj Nelinho 

Foto: DR

O produtor António Manuel Leite ou simplesmente “Dj Nelinho”, como era conhecido nas lides da cultura nacional, faleceu no dia 11 de Junho, vítima de um acidente de viação na Estrada Nacional n.º 230.

Nelinho, foi um dos grandes impulsionadores da cultura no município de Viana e organizador do projecto cultural “Caldo do Dj Nelinho”.

Gustava Bragança – Esposa de Bruno King dos Lambas

Foto: Reprodução Facebook Andeloy

Gustava Bragança, esposa do kudurista angolano Bruno King dos Lambas, morreu no dia 05 de Novembro, segundo informou Andeloy também membro do grupo, nas suas páginas das redes sociais.

Sem muitos detalhes da causa da morte prematura de Gustava Bragança, Andeloy mostrou-se consternado e prestou solidariedade ao amigo.

Co-fundador do agrupamento musical “Sassa Tchokwe Internacional”, Rei da Costa

Foto: DR

O músico Rei da Costa, co-fundador do agrupamento musical “Sassa Tchokwe Internacional”, morreu no passado dia, 19 de Novembro, vítima de doença, numa das unidades hospitalares de Saurimo, na Lunda Sul.

O artista começou a dar os primeiros passos na música com nove anos, num grupo coral da igreja protestante. O mesmo aprendeu o canto e a tocar instrumentos na RDC, país onde tinha refugiado com a família.

 

Lisboa Santos

António da Cunha Correia Lisboa Santos Jr. ou simplesmente Lisboa Santos, morreu no último sábado, 16 de Dezembro, em Luanda.

O malogrado é uma figura reconhecida no meio artístico e deixa assim o seu legado para dezenas de artistas nacionais e não só.

Lisboa Santos, pai dos conceituados músicos angolanos C4 Pedro e Lil Saint, há 6 anos havia manifestado o desejo de voltar aos palcos, no antigo programa do Zap Viva, “Zap News”, mas lamentou a falta de apoio, até mesmo por parte dos filhos e até então nunca mais teve aparições em shows nacionais.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *