A morte é um fenómeno universal e inevitável à todos os seres vivos. O acontecimento é rodeado por mistérios que tentam ser explicados pela ciência e pela religião. Este ano foi marcado pelo passamento físico de figuras de destaque internacional.
Neste artigo, o AngoRussia, destacou algumas figuras públicas internacionais que faleceram no ano em curso, cujas mortes chocou os fãs em todo mundo, em particular em Angola.
Azagaia
Edson da Luz, mais conhecido pelo nome artístico Azagaia, foi um cantor de hip-hop moçambicano, nascido em Namaacha, localidade da província de Maputo, aos 6 de Maio de 1984, e tornou-se internacionalmente conhecido pela sua música de intervenção social.
Considerado como um dos melhores rappers da lusofonia, o rapper moçambicano, faleceu aos 9 de Março, vítima de doença.
Sara Tavares
Sara Alexandra Lima Tavares, conhecida nas lides da música, por Sara Tavares, nascida em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1978, foi uma cantora e compositora portuguesa de ascendência cabo-verdiana.
Tornou-se conhecida, primeiramente, como vencedora do concurso Chuva de Estrelas em 1994. Nesse ano, também venceu o Festival da Canção. Deixou cinco álbuns de estúdio: “Sara Tavares e Shout” (1996), “Mi Ma Bô” (1999), “Balancê” (2005), “Xinti” (2009) e “Fitxadu” (2017).
Sara Tavares morreu no dia 19 de Novembro, vítima de um tumor cerebral, numa das unidades hospitalares de Lisboa.
AKA
Kiernan Jarryd Forbes, nascido na Cidade do Cabo, aos 28 de Janeiro de 1988, mais conhecido como AKA, foi um rapper, compositor, produtor musical, cantor e empresário sul-africano. Foi um dos músicos sul-africanos mais populares da sua época e o artista de hip-hop sul-africano com o álbum mais vendido de todos os tempos.
AKA foi baleado e morto aos 10 de Fevereiro do ano em curso, num popular local noturno na Florida Road de Durban. De acordo com uma testemunha no local, Forbes foi baleado enquanto estava na calçada quando o tiroteio começou.
MC Marcinho é um cantor e compositor brasileiro, internacionalmente conhecido pelos sucessos “Glamurosa”, “Rap do Solitário” e “Escrito Pras Princesas”, chegando a ganhar diversos prémios no mercado musical brasileiro. O músico também é conhecido como o “Príncipe do Funk”, por ser o percursor da vertente “Funk Melody”.
MC Marcinho, faleceu aos 26 de Agosto, vítima de insuficiência renal e cardíaca, aos 45 anos, no Rio de Janeiro.
De acordo com a imprensa brasileira, o ícone do estilo Funk, estava internado desde o fim do mês de Junho por infecção generalizada.
Glória Maria
Glória Maria Matta da Silva, foi uma jornalista, repórter e apresentadora de televisão brasileira, nascida no Rio de Janeiro aos 15 de Agosto de 1949. Considerada como um dos maiores símbolos do jornalismo brasileiro, foi a primeira repórter a realizar matérias ao vivo e a cores na televisão no Brasil.
Tornou-se conhecida pelas reportagens especiais e viagens que fez em lugares exóticos, como o deserto do Saara e a Palestina. Glória cobriu também a Guerra das Malvinas, em 1982.
Glória Maria foi internada no Hospital Copa Star, para tratar um câncer de pulmão. Esse acabou gerando metástases no seu cérebro. Nos últimos dias, o tratamento não surtiu efeito e Glória não resistiu, vindo a falecer em 2 de Fevereiro de 2023, aos 73 anos.
Sir Michael John Gambon, foi um actor irlandês-inglês, nascido aos 19 de Outubro de 1940. Gambon começou a sua carreira como um dos membros originais do Royal National Theatre.
Ao longo da sua carreira de seis décadas, recebeu três Olivier Awards e quatro BAFTA TV Awards. Em 1998, foi condecorado pela rainha Elizabeth II, por serviços prestados à dramaturgia.
Tornou-se mundialmente conhecido ao interpretar o mago “Albus Dumbledore” nos filmes da franquia de Harry Potter, aos 82 anos.
De acordo com uma nota emitida pela família, Michael teve uma crise forte de pneumonia e morreu pacificamente aos 28 de Setembro, em Witham, zona leste do Reino Unido.
0 Comentário