Retrospectiva 2014: Principais acontecimentos que marcaram Angola e o Mundo


O ano 2014 esta prestes a terminar, deixando pra trás boas e más recordações. Um ano que não foi fácil para alguns ao passo que para outros foi um ano de conquistas e sucessos.

ébola

Vânia Danila e João Machado, namorados, são alegadamente os protagonistas de uma história de crime, revelada esta quinta-feira pela Rádio Luanda, que podia ser o roteiro de um qualquer filme norte-americano. No dia 22 de Abril, os dois jovens realizaram um sequestro que acabou em morte e cujo motivo parece ter sido extorsão de dinheiro e de uma viatura. Re(veja).

Angola situa-se entre os cinco maiores produtores de diamantes do mundo em valor e entre os dez maiores produtores em quantidades produzidas, cujo dados estatísticos apontam para uma produção em torno de 8,3 milhões de quilates e com receitas brutas na ordem de 1,2 mil milhões de dólares americanos. Re(veja).

Um jovem identificado por “Gildo” atira contra a ex-esposa, e contra o amante da mesma e de seguida matou-se ao cair da noite de sexta-feira (24) de Outubro, nos arredores do bairro dos combatentes, em Luanda. Re(veja).

Votação online de viajantes coloca Aeroporto 4 de Fevereiro como um dos menos confortáveis (o 5º pior de África), pelo menos quando é preciso nele pernoitar. Re(veja).

aeroportp

Numa tabela de 174 países sobre o Índice de Percepção da Corrupção, Angola ocupa agora o 161.º lugar, depois de, no ano passado, ter ficado na 153.ª posição. O último lugar é ocupado por um país da África subsariana, a Somália. E nenhum país desta região está bem colocado na tabela. Re(veja).

Um instructor português e um aluno angolano (a sua identidade ainda não foi revelada) são as vítimas mortais da queda de um helicóptero, ocorrida hoje perto do aeródromo português de Ponte de Sor, disse à agência Lusa o vereador do município responsável pela Protecção Civil portuguesa.Re(veja).

Um vídeo de um adolescente angolano que “se transforma em vampiro” do município do Cazenga  cria alvoroço nas redes sociais. Re(veja).

O músico Big Boss foi surpreendido por uma ex-namorada e o seu actual parceiro e cúmplice, identificado por Rui TekaSala, também conhecido por Pi, que espetou três facadas no pescoço do músico que, felizmente, não teve consequências mais graves. Re(veja).

TAAG passa a ser gerida pela EMIRATES

Ministério dos Transportes da República de Angola e a EMIRATES assinam no Dubai, um acordo de parceria estratégica para o desenvolvimento da TAAG – Linhas Aéreas de Angola. Re(veja).

taag e emirates

Principais acontecimentos que marcaram o mundo:

Ébola faz milhares de mortos em África 

A epidemia de ebola que atingiu atualmente a África Ocidental é considerada a mais grave já registrada, matou milhares de pessoas neste ano, devastou famílias. Em agosto de 2014, foi anunciado que pela primeira vez cientistas conseguiram concluir o sequenciamento genético do vírus, na tentativa de melhorar e aprofundar o diagnóstico sobre a doença e para ajudar no desenvolvimento de vacinas e medicamentos, em resposta ao surto epidêmico na África.

ebola1

A equipe de pesquisadores, formada por cientistas da Universidade de Harvard, do Ministério da Saúde de Serra Leoa e do Instituto Broad, conseguiu realizar o sequenciamento completo de mais de 99 genomas que compõem o ebola. Os estudos foram feitos em cima de 78 amostras de sangue de pacientes infectados e foram identificadas mais de 300 mutações genéticas no vírus desde o surgimento da epidemia de 2014.

A descoberta do sequenciamento genético também possibilitou aos pesquisadores teorizarem como o ebola chegou à África Ocidental, já que até então era um vírus localizado, desde sua descoberta em 1976, apenas na África Central e no Gabão. Ela teria ocorrido através da migração de animais infectados pelo continente e do contato de seres humanos com estes animais. Re(veja).

Morre Presidente da Total em Moscovo

O presidente da companhia petrolífera francesa Total, Christophe de Margerie, morreu em consequência da queda do avião privado em que seguia no aeroporto de Moscovo, a aeronave em que estava o presidente da referida companhia embateu contra um veículo usado para limpar neve. Re(veja).

Christophe de Margerie, Chief Executive Office of French oil company Total, attends the company's 2008 annual results presentation in Paris

Mulher transforma-se em pássaro na Nigeria

Aconteceu em uma cidade na Nigeria, um pássaro colidiu com um fio elétrico e caiu, e transformou-se em uma mulher de meia idade. Após a transformação, confessou sobre como ela matou o marido. A mulher que o pássaro se tornou estava com um olhar irritado e com sua pele descascada. A mulher disse que estava a caminho para ver o filho. Sua nora tinha acabado de dar à luz. Re(veja vídeo).

Mulher Passaro Voo da Malásia Airlines desaparece

O avião da companhia aérea Malaysia Airlines “MH17 “, desapareceu misteriosamente em 8 de março sem deixar rastro, segundo alguns especialistas acreditam que pode ter sido derrubado acidentalmente durante exercícios militares dos Estados Unidos e Tailândia. Este caso deixou 239 famílias, de 14 países diferentes em profundo estado de tristeza e luto.! Re(veja).

malasia

 Febre do Selfie

O selfie é nada mais que um auto-retrato normalmente tirada com uma câmera digital de mão ou telefone com câmera. A febre espalhou-se por todo mundo, o Selfie não escolhe idade, posição social ou raças, toda gente acaba contagiado pela “febre do selfie”.

1201selfie_obama-1707804

 Desafio do Balde de gelo “Ice Bucket” 

A febre do “balde de gelo” propagou-se por quase todo mundo, o desafio consiste em jogar um balde de água com gelo sobre a cabeça de alguém para promover a conscientização sobre a doença esclerose lateral amiotrófica (ALS) e incentivar as doações para pesquisa. O desafio ficou famoso, após que várias celebridades e nomes de empresas de tecnologia postaram seus vídeos na internet fazendo-o. Re(veja)

ice-bucket-challenge-590

 Avião da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo cai na Ucrânia

O Boeing 777 da Malaysia Airlines com 298 pessoas a bordo caiu na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, matando os 295 passageiros a bordo, o triste acontecimento deixou tristeza revoltante por todo mundo, que acreditam que tenha sido planejado.

Os destroços da aeronave estavam marcadas com tinta azul e vermelha, as cores do emblema da Malaysian Airlines, que perdeu o contato com um voo que ia de Amsterdã para Kuala Lumpur. Re(veja).

aviao-ucrania-bbc

Facebook compra o WhatsApp por 16 mil milhões de dólares

A famosa rede social fundada por Mark Zuckerberg comprou a WhatsApp mediante o pagamento de 4 mil milhões de dólares em dinheiro e 12 mil milhões em acções do Facebook. Re(veja)

facebook

 Grupo radical islâmico rapta mais de 200 meninas na Nigéria

Mais de 200 estudantes nigerianas foram sequestradas pelo grupo islâmico radical Boko Haram na noite do dia 14 de abril. As meninas foram levadas de uma escola na cidade de Chibok, no nordeste da Nigéria.

Nos primeiros dias que se seguiram após o sequestro, mais de 50 meninas conseguiram escapar do grupo e as outras não tiveram a mesma oportunidade, acredita-se que tenham sido levadas  para a floresta de Sambisa, uma área remota e muito arborizada, que fica próxima à fronteira com Camarões, o que significa que as meninas podem ter sido levadas a países vizinhos, como o Chade ou Níger em algum momento dos últimos meses. Re(veja).

Mulher-chora-apos-atentado-terrorista-do-grupo-Boko-Haram-na-Nigeria-size-598

Uruguai transforma-se no primeiro mercado legal de cannabis “Liamba” do mundo

A tão conhecida droga teve sua legalizada por um decreto do presidente do Uruguai, José Mujica, promulgou a lei que instituiu e regulou a comercialização da erva no país. A lei transforma o Uruguai no primeiro país do mundo a manter um mercado legal da erva que regulamenta e controla desde o cultivo até sua venda ao público, a ser realizada por uma rede de farmácias ainda a ser instituída. Cada pessoa naquele país tem direito de comprar ate 40 gramas por mês.

maconha-uruguai-728x485

Hacker publica imagens íntimas de celebridades nuas

Várias celebridades foram vitimas de um suposto hacker, que por seu vasto conhecimento no mundo da tecnologia, conseguiu imagens comprometedoras de celebridades e expôs em várias redes sociais. Famosas como Jennifer Lawrence e Rihanna sentiram na pele a invasão. Re(veja)

ataque2


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *