Familiares, colegas e alunos despediram-se, sexta-feira, 14 de Junho, no Cemitério do Benfica, em Luanda, do coreógrafo e professor de Dança Sakaneno João de Deus, que faleceu no último domingo (9), vítima de doença, aos 62 anos.
Passavam 40 minutos das 11 horas da manhã quando o cortejo fúnebre do professor de Dança chegou ao Campo Santo do Benfica, e numa marcha lenta, seguiu-se para a sepultura. Sem muitos choros, mas com profundas dores, depois da urna descer à sepultura, muitas coroas e ramos de flores foram depositadas sobre o túmulo, enquanto os estudantes do Complexo das Escolas de Arte (CEARTE), lançavam para o ar balões de cor branca.
A dimensão artística de Sakaneno foi enaltecida na leitura de notas de condolências, com realce para o Ministério da Cultura, Governo Provincial de Luanda, através do Departamento da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Grupo Experimental Teatro, Universidade de Luanda e União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC-SA).
Importa referir, que o professor de dança Sakaneno João de Deus, foi encontrado sem vida na sua residência, em Luanda, na tarde de domingo, 09 de Junho.