Reino Unido está oficialmente fora da União Europeia


O Reino Unido já está oficialmente fora da União Europeia, após 47 anos. Às 23 horas de Londres passou a valer o Brexit, aprovado em um plebiscito há mais de três anos e meio, em 23 de junho de 2016.

Foram necessários 1.317 dias de espera, dois adiamentos, três primeiros-ministros e uma série de acordos rejeitados pelo Parlamento britânico até que a saída finalmente se concretizasse.

Já durante a tarde, símbolos do Reino Unido foram retirados de órgãos da União Europeia, como o Parlamento e o Conselho Europeu, em Bruxelas, onde as bandeiras foram removidas horas antes da saída oficial. Nesta sexta, o Reino Unido se tornou o primeiro país a deixar a UE desde sua criação.

Com a saída de um país com 66 milhões de habitantes, a UE vê a sua população diminuir para cerca de 440 milhões e o seu território encolhe 5,5%.

Se um dia o Reino Unido decidir voltar a aderir à UE, terá de se submeter ao processo habitual de adesão.

Nenhum dos 73 eurodeputados britânicos eleitos em maio voltarão a sentar-se na assembleia europeia. No seu lugar deverão instalar-se 27 representantes de 14 Estados-membros – os restantes ficam reservados para o caso de um novo alargamento – e o Parlamento Europeu passa de 751 para 705 eurodeputados.

O primeiro-ministro britânico não continuará a ser convidado para as cimeiras europeias e os restantes membros do Governo de Londres não voltarão a participar nas reuniões ministeriais.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *