Red Bull pagará US$ 13 mi a clientes “que não ganharam asas”


A bebida energética que usava como slogan “dá-te asas” aceitou pagar 13 milhões de dólares num processo por falsa publicidade. Qualquer pessoa que tenha comprado uma lata entre 1 de janeiro de 2002 e 3 de outubro de 2014 pode receber uma indemnização de 10 dólares ou 15 em produtos da marca.

O famoso slogan “Red Bull te dá asas” nunca custou tão caro à empresa. Ele foi usado por mais de duas décadas nas campanhas da marca de bebidas energéticas. Mas agora custará 13 milhões de dólares.

A empresa aceitou pagar a quantia para encerrar uma ação coletiva nos EUA que a acusava de propaganda enganosa. Afinal, ninguém “ganhou asas”.

Em uma nota oficial, a Red Bull disse que aceitou pagar o dinheiro para evitar os custos do litígio. Os 13 milhões serão distribuídos entre milhões de consumidores.

Com o acordo, os clientes que compraram a bebida nos últimos dez anos poderão escolher entre ser reembolsados em dez dólares ou receber um voucher de 15 dólares para gastarem com produtos Red Bull.

A história começa em 2013: Benjamin Careathers, um consumidor da bebida, apresentou queixa no tribunal de Nova Iorque alegando que a empresa apresentava qualidades na bebida (melhoria de desempenho e reação mais rápida) que não estavam sustentadas.

“Não existem estudos que demonstrem que a bebida Red Bull forneça mais energia do que uma chávena de café, no entanto, os defensores do Red Bull insistem em dizer que dá mais energia e por isso merece ser mais caro do que uma chávena de café ou outra fonte de cafeína”, diz o processo, citado pelo site norte-americano”Huffington Post“. E conclui-se, assim, que a publicidade é fraudenta e induz em erro.

A Red Bull aceitou o acordo mas diz que não fez nada de mal. O caso espera a aprovação final, marcada para 1 de maio de 2015.

Um dos famosos anúncios da marca.

Exit mobile version