Rainha Elizabeth II foi campeã de compromissos oficiais em 2015


A quatro meses de celebrar o seu nonagésimo aniversário, Isabel II não dá quaisquer sinais de abrandar o ritmo de trabalho. 

Rainha Elizabeth II

De acordo com a contabilidade feita pelo diário britânico Telegraph, a monarca marcou presença, no ano passado, em 341 atos oficiais (306 no Reino Unido e os restantes no estrangeiro). Um número notável, que perfaz quase o dobro dos que o príncipe Harry, Kate e William fizeram em conjunto. Os filhos do príncipe Carlos e a duquesa de Cambridge marcaram presença em 292 compromissos (198 no Reino Unido e os restantes além-fronteiras).

Publicidade

Até o marido da rainha, o príncipe Filipe, que completa 95 anos no próximo mês de junho, conseguiu estar presente nuns impressionantes 217 compromissos domésticos, além de ter marcado presença em 33 no estrangeiro.

O príncipe Carlos, herdeiro ao trono britânico, também cumpriu uma agenda bem mais preenchida do que os seus filhos e a sua nora: esteve presente em 380 atos oficiais no seu país e em 147 no estrangeiro.

Apesar de ser uma figura de menor importância na hierarquia da família real britânica, a princesa Ana (filha mais velha da rainha Isabel II e do duque de Edimburgo) foi quem bateu todos os recordes de agenda: a irmã do príncipe Carlos, que completou no ano passado 65 anos, esteve presente em nada mais nada menos do que 456 atos oficiais no Reino Unido e 88 além–fronteiras.

Em abono da verdade, é preciso esclarecer que tanto Harry como William e Kate tiveram fatores atenuantes ao longo de 2015, que os impediram de ter uma agenda oficial tão intensa como os restantes membros da família real britânica.

O príncipe Harry, de 31 anos, esteve até junho a trabalhar a tempo inteiro no exército. Depois disso, o irmão mais novo do príncipe William tirou uma licença sabática e viajou até África, onde passou o verão a trabalhar com peritos em preservação de espécies em perigo de extinção.

William, por seu turno, começou a trabalhar a tempo inteiro como piloto de helicópteros de socorro, enquanto a mulher, a duquesa de Cambridge, passou a maior parte de 2015 de licença de maternidade, devido ao nascimento da filha, Charlotte.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!