Queres estudar na Rússia? Universidade Russa Amizade dos Povos – URAP


A Universidade Amizade dos Povos foi fundada pelo governo da URSS em Fevereiro de 1960 e em Fevereiro de 1961 foi chamada de Patrício Lumumba em homenagem a uma figura política e pública que foi assassinada por uma conspiração de uma organização das forças de reação. A decisão de estabelecer a URAP na União Soviética foi tomada pelo governo Soviético em resposta do governo aos requisitos da comunidade dos criadores dos países coloniais.

O principal objetivo foi promover aos jovens da Ásia, África e América Latina, a oportunidade de ter boa qualificação educacional na Universidade com a prioridade da amizade dos povos. Durante 50 anos, desde sua fundação, URAP vem sendo mundialmente reconhecida e ganhou a reputação de um grande centro de pesquisa, o qual está em terceiro lugar no ranking das universidades russas. Hoje, mais de 97 mil profissionais formados pela URAP trabalham em 165 países, alguns ocupando altos cargos políticos, inclusive. A universidade tem 57 programas com cerca de 33.000 estudantes (incluindo pós-graduados e trainees). Acomodação estudantil Os prédios dos alojamentos universitários ficam dentro do Campus da Universidade. Apartamentos de 2 ou 3 dormitórios com 2 á 4 estudantes em cada, cozinha e banheiro, nas residências estudantis.

Por que os estrangeiros procuram estudar na Universidade russa Amizade dos Povos. Os formados na Universidade Russa da Amizade dos Povos (URAP) são altamente cotados em muitos países do mundo. Isto se refere em plena media aos especialistas que concluíram as diversas faculdades da URAP. Qual a particularidade do ensino nessa faculdade e por que jovens de outros países querem ingressar nela?

Conceição Narciso Estudante do primeiro ano do curso de Publicidade e Relações Publicas na Faculdade de Filosofia na Universidade Russa Amizade dos Povos.

“Durante o telejornal emitido pela “Televisão Pública de Angola”(T.P.A) apercebi-me que o governo Angolano estava a oferecer bolsas de estudo para a Russia e como sempre tive o sonho de concluir o ensino superior no exterior do País, tal notícia interessou-me bastante e resolvi deslocar-me até as instalações do Instituto Nacional de bolsas de estudo(INABE),para obter mais informações, levei o meu certificado e possuir boas notas fui seleccionada e comecei a tratar toda documentação necessária. Passado algum tempo soube que estudaria na Universidade Russa Amizade dos Povos. Após toda documentação estar devidamente legalizada rumei para Rússia ficando na bela cidade de Moscovo onde se encontra a URAP. Quando tive o primeiro contacto com o Campus universitário, achei muito bonito e hospitaleiro.Fui bem recebida pelos estudantes Angolanos que já se encontravam na federação Russa há anos e eles foram me apresentando a universidade, falaram-me sobre os cursos, os programas, a convivência entre os estudantes dentro do Campus e sobre a diversidade de culturas e raças existente na universidade e em pouco tempo eu pude ver o quão bela era a interação entre os estudantes do Campus independentemente das suas origens, pois no bloco de recepção aonde fui alojada vivi com 3 jovens de países diferentes e dávamo-nos super bem e nos ajudávamos mutuamente, além do mais nenhuma tinha o domínio da língua russa.

Inicialmente eu queria licenciar-me em Jornalismo por ser um curso que gosto bastante e também por ter concluído no ensino médio, mas depois fui aconselhada por um amigo a escolher Publicidade e Relações Públicas, por ser um curso inovador e mais amplo.

Pesquisei bastante sobre esta área e achei muito interessante, pois há muitas saídas no mercado trabalho e Não lamento a minha escolha! Quando Eu cheguei à Rússia, fui um pouco difícil adaptar-me ao frio, a comida e até mesmo a forma de ser dos Russos. Eu não entendia uma única palavra em russo e pensei que nunca fosse aprender, pois é uma língua bastante difícil. Mas quando ingressei a faculdade preparatória as coisas começaram a mudar e a fazer sentido, pois tive professores de excelência que ajudavam-me bastante.Eles eram muito atenciosos e super carinhosos, chegavam mesmo a tratar-nos como filhos. Tratavam-nos com amor e estavam sempre disponíveis para nos ajudar naquilo que estivesse ao alcance deles.

O sistema de ensino russo é muito diferente ao Angolano, pois aqui a carga horária é maior e inicialmente foi complicado habituar-me, mas graças a Deus e com muito incentivos dos professores eu pude ultrapassar esta barreira. A princípio quando ingressei no primeiro ano, foi super difícil adaptar-me pois diferente da faculdade preparatória a carga horária era ainda maior. Mas os meus colegas russos ajudavam-me bastante na conclusão dos trabalhos de casa e quando eu não entendesse alguma coisa eles me explicavam e alguns professores preocupavam-se em saber se eu entendia tudo o que eles diziam. A universidade paga mensalmente os estudantes bolseiros de cooperação uma quantia simbólica para contribuir com as despesas da casa, além disso durante as férias de verão, a universidade oferece trabalhos aos estudantes que necessitam de valores monetários.

Eu particular-me aconselho os pais e encarregados de educação Angolanos e principalmente ao Ministério do ensino superior a escolherem exclusivamente a URAP, por ser uma universidade reconhecida a nível mundial e com uma rica diversidade cultural aonde estudam pessoas de todo mundo! Acredito eu que isso enriquecerá o currículum dos filhos e futuros quadro do país, pois estudando na URAP tu poderás conhecer e comunicar com pessoas de diferentes países e tens a oportunidade de aprender várias línguas. Na universidade existem muitos estudantes poliglotas. Estudar na URAP é a chave para o sucesso”!

Autor : Conceição Narciso

Exit mobile version