A Diretoria Criminalística de Investigações do Quénia (DCI), anunciou no sábado, 22 de Abril, que foram encontrados cerca de 21 m0rt0s, dentre eles algumas crianças, que estariam enterradas ao lado do que parecem ser os seus pais ou parentes. Alegadamente estas pessoas faleceram após terem feito um jejum por muito tempo, sob orientação do seu pastor.
O DCI acredita que os mesmos eram membros de uma seita religiosa conhecida como Igreja Internacional da Boa Nova, liderada pelo Pastor Paul Mackenzie Nthenge, que está actualmente preso.
As autoridades quenianas acusam Nthenge de ter feito uma lavagem cerebral em seus seguidores, que podem ser centenas de pessoas de todo o país, a jejuar até m0rrer para ascender aos céus.
Em um relatório citado pela agência France-Press, a Polícia afirma ter recebido na quinta-feira, 20 de Abril, informações de “cidadãos ignorantes a morrer à fome, a pretexto de se encontrarem com Jesus”, depois de terem sofrido uma suposta lavagem cerebral.
Desde que as investigações do DCI começaram, as autoridades descobriram 65 possíveis túmulos, o que perspetiva que o número de m0rt0s continue a aumentar à medida que as escavações avançam.