Após veiculação de informação sobre adolescentes com idades entre 13 e 15 anos, envolvidas em prostituição à luz do dia para sustentar as suas famílias, na província de Benguela, várias pessoas da sociedade civil mostraram-se preocupadas com a situação e apelaram ao Governo a intervir.
A fome parece estar a assolar de forma ‘feroz’ a província de Benguela, o que consequentemente tem feito várias famílias sairem do interior da referida região para ganhar a vida na cidade. E na tentativa de conseguirem qualquer coisa para o sustento, muitas adolescentes encontraram na prostituição uma saída.
Meninas de 13, 14 e 15 anos, praticam a prostituição à luz do dia, bem na entrada que dá acesso ao Estádio Nacional de Ombaka, nos períodos da manhã, tarde e noite. Os preços dos seus serviços variam de 500 a 2000 Kwanzas.
As adolescentes justificam que só estão nessa vida porque precisam dos valores para comprar comida para casa.
“Não temos comida, não conseguimos estudar, eu vivo com a minha avó, ela não tem nada, eu faço essa vida para lhe ajudar”, disse uma das meninas a imprensa.
Dentre vários comentários feitos nas publicações do Facebook, uma internauta fez saber que além das adolescentes que ficam na entrada do estádio de Ombaka, existe outro grupo que fica no antigo controle da referida província.
“Olha além desse grupo tem mais um grupo situado no antigo controle, isto em Benguela, onde as idades são as mesmas, essas por sua vez são meninas que têm comida e um teto para morar e ainda estudam, mas por motivos de vício andam nesta vida, é só uma questão de lá chegar, elas estão lá das 8h/18h”, disse.
Nas redes sociais ainda é possível ler comentários como “Realmente! Aqui em Benguela, só Deus na causa. Índice de prostituição muito elevado”, “Deparei-me na sexta-feira quando saía do trabalho com umas moças da mesma faixa etária a fazerem sinal para eu parar o carro, isto é, depois do estádio do OmbaKa mais em frente (na ponte do 27) e é lastimável”, “Está pior, miúdas que a xuxa nem cresceu direito já estão a se prostituir, será que o ministério da família não pode fazer alguma coisa?”, “Todo o nosso lado do oceano atlântico tem petróleo… não era para gente viver assim!”, “Enfim a situação no país vai de mal a pior, quem é de responsabilidade deve intervir de imediato porque senão teremos mais adolescentes com as mesmas práticas e como consequência o índice de DTS no país vai aumentar”, “São apenas crianças inocentes com clientes adultos e conscientes que podiam ajudar as meninas, ao invés de satisfazer os seus desejos carnais”, “Que triste situação, tudo apenas para ajudar em casa. Esse não é o primeiro nem o único caso, infelizmente muitos dos nossos jovens e adolescentes estamos a perder assim. Nosso governo, será que não vê isso. (?)”.