Projecto “Meu Padrinho, Meu Mentor” ‘leva conhecimento’ ao bairro Popular


O projecto “Meu padrinho, meu mentor” realizou nesta terça-feira (8), uma palestra sobre o tema “Gestão e orçamento familiar”, no cine São João, bairro popular.

Sendo o orçamento uma previsão daquilo que serão as receitas e as despesas relativas a um determinado período, é importante aprender formas de melhor elaborar e tornar prático o orçamento familiar, para saber gerir as finanças pessoais, podendo controlar melhor o dinheiro e planear o futuro com segurança e confiança.

Para ajudar a dar resposta as dificuldades que as famílias enfrentam para elaborar um orçamento familiar e melhor controlar as suas despesas, o projecto acima referido levou aos jovens estudantes e não só, informações que os vão ajudar a resolver conjuntamente com os pais, dificuldades na aplicação correcta e eficaz do rendimento mensal.

Arsénio Satyohamba, um dos palestrantes, fez um balanço positivo da actividade, pois conseguiu perceber que os jovens estavam realmente atentos e interessados a se informar sobre o tema em questão, e salientou a importância da realização de palestras com esse teor para os jovens.

“O balanço da actividade é positivo, pois os jovens se mostraram atentos e com interesse em aprender formas para melhor gerirem as finanças. É importante que sejam realizadas actividades do género para jovens, pois eles precisam ter uma visão ampla da sua vida financeira e estar informados para participar desde cedo no planeamento eficaz para a gestão das finanças no lar”, disse o palestrante.

Por sua vez, Celma Patrícia, uma das palestrantes e mentora de jovens, não esteve alheia a situação e deu seu parecer no que tange a importância da participação das pessoas nas palestras sobre o tema em questão.

“Se pelo menos alguns dos jovens presentes na actividade retenham as informações e consigam usá-las para melhorar a qualidade dos seus comportamentos e de suas vidas de forma geral, vai valer a pena”.

Os jovens mostraram-se satisfeitos por conseguirem reter mais conhecimentos e por sentirem-se melhor preparados para ajudar os encarregados a gerirem de forma benéfica o orçamento familiar.

“Estou satisfeito com o que aprendi hoje e vou sair daqui preparado para ajudar os meus pais a resolverem melhor os problemas financeiros em minha casa”, disse o jovem Daniel Marques.

 

Exit mobile version