Profissional de saúde alerta os pais após receber caso de babá que infectou uma criança com HIV


Após uma jovem babá, portadora do vírus de HIV-SIDA ter infectado uma criança, que cuidava e amamentava na ausência dos pais, preocupada com o caso, uma profissional de saúde decidiu deixar um alerta aos progenitores.

A profissional conta que recebeu na unidade hospitalar onde trabalha, o caso de uma criança infectada com o vírus de HIV, resultante de uma prática ‘negativa’ da babá, que a amamentava sempre que o menino  chorava.

“Apareceu-nos um paciente que agora tem 8 meses, que veio a consulta com os pais com queixas de disenteria, foi observado e a médica deu-lhe uma medicação e foram para casa. Ao fim da medicação, voltaram novamente porque a disenteria continuou, fizeram os exames e deram todos negativos, mas a médica passou novamente outra medicação e foram para casa, mas a ainda assim voltou a piorar. Quando voltou a consulta, a médica decidiu interná-lo, porque desta vez o menino apresentou uma anemia. No segundo dia a criança continuava na mesma, e o que preocupava a Dra. era o facto de o menino padecer de anemia com três meses na época, e mais tarde o bebé começou apresentar feridas na boca como se fossem buracos e a criança cheirava mal. O bebé estava diante de uma Candidíase, uma infecção que afecta, quando temos a imunidade muito baixa”, começou por contar.

Num áudio que circula na rede social Whatsapp, a profissional explica que foram feitos vários exames à criança, mas davam todos negativos, até que o médico pediu um exame de HIV para compreender o que se passava com o menino.

“A médica pressupôs que a patologia era resultante de um trato viral capaz de baixar a imunidade da criança, entretanto a médica decidiu pedir novamente exames, mas em contrapartida também pediu os de HIV, mais tarde descobriu-se que a criança deu positivo. Os médicos pediram para testar a mãe e o pai, mas ambos deram negativo, após dez dias foram novamente testados e continuavam a dar negativo, mas da criança positivo”, destacou.

Preocupados, os médicos solicitaram aos pais que levassem ao hospital a responsável pelos cuidados da criança, quando estes fossem trabalhar. Feito os exames, a babá deu positivo e presume-se que seja a mesma a transmissora, uma vez que os pais continuam com o quadro negativo.

“A médica procurou saber quem cuidada da criança, se vai à creche ou é acompanhada por uma babá e a mãe disse ter uma jovem que cuidava do filho desde que nasceu, e a médica disse tragam ela, mas não lhe digam absolutamente nada, e fizeram exames a babá deu positivo. Isto porque ela amamentava a criança quando a mãe fosse trabalhar e foi aí que o bebé contraiu o vírus do HIV. Estamos a mandar este áudio para alertar aos pais, que quando contratarem uma babá façam rastreio para a segurança dos vossos filhos, porque segundo a directora do hospital este é já o quarto caso de crianças que contraem HIV por intermédio das babás”, alertou.

A responsável adianta que a babá já se encontra sob os cuidados das autoridades e consequentemente será encaminhada para o Ministério Público para responder pelo crime. E informa ainda que este é o quarto caso de babás que foram portadoras do vírus que infectaram as crianças.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *