Produtos com “Gomas de Alfarroba – E410” importados de Portugal estão contaminados


Alguns produtos como gelados, queijos e natas que contêm nos seus componentes “Goma de Alfarroba”, contaminada com óxido de etileno, importados de Portugal e outros países da Europa, estão a ser retirados do mercado por representarem sério risco a saúde.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 450 litros de gelados em função de alertas relativos à presença de goma de alfarroba contaminada com um pesticida cancerígeno nalguns géneros alimentícios, e alerta para a retirada dos produtos que contém o aditivo E410 (contaminado com óxido de etileno) também dos mercados internacionais para os quais foram exportados, como pode ser o caso de Angola.

A Goma de alfarroba é um aditivo autorizado em muitos alimentos como estabilizante ou espessante, estando estes  classificados pela sua função tecnológica e indicados ou por escrito ou com o número E410.

O óxido de etileno é um pesticida não autorizado e constitui um risco grave para a saúde humana, uma vez que está classificado como mutagénico da categoria 1B, cancerígeno da categoria 1B e tóxico para a reprodução da categoria 1B.

Tendo em conta os seus efeitos para a saúde, os produtos que contêm o aditivo E410 representam um potencial risco.

A instituição afirmou ainda que nem todos os produtos com Goma de Alfarroba estão contaminados por isso é necessário ter atenção ao lote e ao país de origem.

Para actualizar os consumidores a DGAV publicou uma lista com os produtos contaminados, que é composta maioritariamente por gelados das marcas Snickers Ice Bar, Nestle BokaZas, Carte D´Or.

Por: Isabel Silva


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *