Produção de petróleo em Angola e Nigéria cai para metade


O número de poços de petróleo em funcionamento em Angola e na Nigéria caiu para metade desde que o preço começou a cair, no Cacimbo de 2014, de acordo com a consultora energética Baker Hughes.

Petroleo

Segundo a agência de notícias financeira Bloomberg, que cita números apresentados na sexta-feira por esta consultora norte-americana, a queda dos preços do petróleo a partir do Cacimbo de 2014 teve como efeito quase directo o abrandamento da procura de novos poços.

‘O número de poços de petróleo e gás na costa de África manteve-se em 20 em Abril, o número mais baixo desde 2009’, ao passo que os poços no continente caíram de 71 para 70, deixando o total no continente em 90, perto do valor mais baixo dos últimos quatro anos, escreve a Bloomberg.

A recente subida do preço do petróleo nos últimos três meses face aos valores mínimos desde 2002 não foi suficiente para ultrapassar a barreira dos USD 50 e o preço abaixo dos USD 50 significa, de acordo com a consultora Wood Mackenzie, que só um terço dos poços africanos são viáveis, o que leva muitas companhias ou a abandonar ou a adiar o investimento para a procura de novos poços que possam compensar a redução da produção.

AR/OPais


Gostou? Partilhe com os teus amigos!