O príncipe Harry, quarto na linha de sucessão ao trono inglês, chegou hoje a Luanda para uma visita que visa reforçar as relações anglo-angolanas e ver operações de desminagem da organização não-governamental britânica Halo Trust.
Sem fazer declarações à imprensa, o príncipe Harry reuniu-se durante 15 minutos com o vice-presidente angolano Manuel Vicente, após a qual que segue viagem ainda hoje para a província de Kuando Kubango, sudeste de Angola.
Quem falou aos jornalistas no final do encontro com Manuel Vicente foi o embaixador do Reino Unido em Luanda, Richard Wildash, que disse tratar-se de uma visita privada
“O príncipe Harry viu com o vice-presidente o estado atual das relações entre o Reino Unido e Angola, que estão muito boas e, em particular, as perspetivas da nova parceria que combinamos com o governo angolano, inaugurada com a (recente) visita do ministro (Mark) Simmonds”, disse o diplomata.
Richard Wildash, que se referia à visita que o ministro de Estado para África no Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, Mark Simmonds, efetuou em junho a Angola, acrescentou que na ocasião foi estabelecida uma “parceria de alto nível”.
“Além disso, o objetivo da visita (do príncipe Harry) é ver o trabalho de desminagem que está a fazer a organização não-governamental Halo Trust. Depois o príncipe vai ao Cuando Cubango ver o trabalho que está Acer feito nesta província”, adiantou.
O diplomata salientou que o encontro com Manuel Vicente era o único, com autoridades angolanas, que estava previsto na agenda do príncipe Harry.
Viagem faz recordar visita da princesa Diana em Janeiro de 1997
Depois de em 1997 a então princesa Diana ter visitado Angola, o quarto na linha de sucessão ao trono inglês, o principe Harry visita o país.
Foi há 16 anos que Diana visitou um campo de minas em Angola, onde conheceu uma menina que tinha perdido uma perna devido a um desses engenhos. Uma fotografia que correu o mundo eternizou o momento que é hoje retratado no filme biográfico de Diana de Gales, que tem estreia marcada para 5 de Setembro no Reino Unido.
Meses após a sua visita, em Agosto de 1997, Diana morreu vítima de um acidente automóvel em Paris. A visita de Diana a Angola é hoje recordada devido à chegada do príncipe Harry a Luanda.
Em termos comerciais, no primeiro trimestre deste ano, Angola foi o quarto maior parceiro comercial do Reino Unido na África Subsaariana, e em 2012 o Reino Unido foi o segundo maior investidor estrangeiro em Angola.