Primeiras semanas de aulas no ensino superior marcada por fraca adesão dos estudantes


A abertura do ano académico 2018 para o ensino superior decorreu na última semana do mês de  Fevereiro, mas nem com isso os estudantes universitários aderiram em massa às suas respectivas universidades, segundo o que AngoRussia, constatou durante uma reportagem feita nesta semana. 

Parece que alguns estudantes universitários ainda estão a desfrutar das férias que terminaram no mês passado,  mesmo com o mês de Março no meio, por este motivo as salas de aulas de algumas instituições do ensino superior como ISIA (Instituto Superior Politécnico Internacional de Angola), ISPEKA (Instituto Superior Politécnico Kalandula de Angola), UPRA (Universidade Privada de Angola), estiveram meio vazias nestas primeira semanas de aulas.

Outro motivo que está na base da ausência de alguns estudantes nas salas de aulas é a falta de meios financeiros para poderem confirmar as matrículas, no ISIA, particularmente, os estudantes que vão frequentar o último, mas têm cadeiras em atrasos, são impedidos de confirmarem as matrículas, sem antes submeterem-se a exames extraordinários que está no valor de 20 mil kwanzas, sendo este, opcional, e deste modo se procura eliminar as mesmas, sendo esta uma das políticas da instituição, conforme fez saber o estudante Ezequiel Manuel, em entrevista exclusiva ao AngoRussia.

“Algumas pessoas esperaram até o último momento para confirmarem a matrícula e agora a secretária está cheia e as salas estão vazias, outros mesmo só não querem vir ainda porque os professores só estão a se apresentar, mas eu acredito que muitos ainda não têm dinheiro para poderem confirmar a matrícula, é o caso de muitos colegas meus que conversaram comigo. Ainda mais com essa política da instituição que proíbe os estudantes com cadeiras em atraso a confirmarem matrícula só está a dificultar mais o processo”, disse o jovem estudante.

Por outro lado, a jovem estudante da Universidade Privada de Angola (UPRA), Milena Luís da Silva, disse que a sua vontade de estudar a fez marcar presença nestas primeiras semanas de aulas, mesmo não vendo a sala cheia, consegue permanecer na mesma até ao final de todas aulas. Milena disse ainda que suspeita que muitos de seus colegas não têm aparecido por acharem ser cedo demais para retornar as aulas.

“Se eu estou aparecer, é mesmo só porque eu gosto de estudar, os professores ainda só estão a se apresentar e eu acho que é por isso que muitos dos meus colegas ainda não estão aparecer por acharem que é cedo demais para voltarem as aulas”, disse a jovem estudante da UPRA.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!