A Primeira-Dama da República de Angola, Ana Dias Lourenço, defendeu, nesta segunda-feira (13), durante a cerimónia de Abuja, na Nigéria, que decorreu sob o lema “A educação como uma ferramenta poderosa para a mudança: nenhuma rapariga é deixada para trás”, a necessidade de se redobrar os esforços para alfabetizar e recuperar o atraso escolar das raparigas africanas, com especial atenção as das zonas rurais.
Para a Primeira-Dama angolana, ė urgente promover a confiança, a segurança e a estabilidade através da criação de ambientes seguros, protegidos e estáveis. Ao mesmo tempo, prosseguiu, é imperioso sensibilizar a juventude aos progressos significativos no desenvolvimento e crescimento.
“Devemos reforçar o nosso papel de advocacia para alfabetizar e recuperar o atraso escolar das raparigas com especial atenção as das zonas rurais”, afirmou a Primeira-Dama da República de Angola, por ocasião do Lançamento da Campanha “WeAreEqual”, na Nigéria.
Dirigindo-se às suas homólogas africanas, Ana Dias Lourenço recordou ainda que, a este propósito, Angola está a implementar, desde 2021, o Projecto de Emponderamento da Rapariga e Aprendizagem para Todos, ao nível de todo o país. A mesma explica, que o projecto em questão, que envolve cerca de nove milhões de alunos das escolas de Educação Pré-Escolar, Ensino Primário e Secundário, visa a formação de professores e gestores escolares, bem como apoiar estratégias para promover a afirmaçao das meninas através da melhoria do sistema educativo.