“Prevê-se um pico de casos de Covid-19 que poderá levar o sistema de saúde ao limite”, alerta Franco Mufinda


O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda alertou nesta terça-feira (21) de Julho, durante a habitual conferência de imprensa de actualização da Covid-19, sobre um possível aumento exponencial nos próximos meses em Angola que poderá levar o sistema de saúde do país ao colapso caso não se apliquem as medidas de bio-segurança de modos a cortar a cadeia de transmissão. 

De acordo com Franco Mufinda a tendência das projeções dos números da covid-19 para o país aponta para um aumento de casos nos próximos meses, “o que pode acontecer se a população continuar a não observar as boas atitudes”, recomendadas diariamente pelas autoridades.

Em caso do permanente incumprimento do uso da máscara facial, lavagem das mãos, aglomeração de pessoas e outras medidas recomendáveis, levará o Sistema Nacional de Saúde nos seus limites e podendo chegar ao caos sanitários.

“Se a gente observar essas medidas no bom sentido, poderemos observar o achatamento da curva, teremos redução de casos, o contrário poderá levar-nos ao aumento de casos e levar até ao caos o nosso sistema de saúde, que ‘per si’ lida com a gestão de outras endemias, a malária, tuberculose, VIH-SIDA e o crescimento a cada dia que passa de doenças crónicas não transmissíveis”, disse.

“Se se observar estas medidas de prevenção poderá se verificar o achatamento da curva”, afirmou, durante a sessão de actualização da situação epidemiológica da Covid-19 na últimas 24 horas o país.

O país conta agora com 812 casos confirmados, dos quais 33 óbitos, 226 recuperados e 553 activos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *