Presidente inaugura Novo Arquivo Nacional avaliado em 97 milhões de dólares


O Presidente da República, João Lourenço inaugurou, este sábado (28) de Novembro, a nova sede do Arquivo Nacional de Angola (ANA), avaliado em 97 milhões de dólares. 

A nova estrutura, localizada na Camama, que começou a ser erguida em 2008 foi construída numa área de 33 mil metros quadrados, o novo Arquivo Nacional de Angola está projectado para garantir a conservação e longevidade de documentos, revistas, livros, mapas, peças de arte e outro material de interesse histórico para o país.

Com um orçamento inicial de 72 milhões de dólares, a obra sofreu um incremento de 25 milhões, destinados às acções de inter-ligação da rede de energia, água, ajustes finais e apetrechamento.

A estrutura inaugurada ontem pelo Presidente da República, João Lourenço, tem 69 salas de arquivo, 39 escritórios, oito laboratórios, três áreas de exposições, nove salas de formação e um auditório, com capacidade para 300 pessoas, que leva o nome do escritor e nacionalista Mendes de Carvalho.

A infra-estrutura vai permitir a correcta melhoria da acomodação da documentação existente nas antigas instalações do Arquivo Nacional de Angola, bem como a incorporação dos documentos produzidos depois de 1975, pelos Órgãos de Soberania.

Ao comparar as antigas instalações com as novas, João Lourenço disse que aquelas tinham o “acervo muito mal conservado”, uma vez que ocupava um espaço alugado e com condições precárias que não davam garantia da longevidade do material arquivado.

Com as modernas instalações, o Presidente acredita que o país terá, não só a capacidade de recolher, seleccionar, desinfectar, conservar os materiais e documentos, revistas e livros, mapas, peças de arte, como também garantir  muito maior longevidade dos arquivos.

Exit mobile version