Presidente exonera Jomo Fortunato e nomeia Filipe Zau para o cargo de ministro da Cultura, Turismo e Ambiente


João Lourenço, exonerou esta quinta-feira (28) de Outubro, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato. O decreto assinado pelo presidente e divulgado pela sua Casa Civil refere que o jornalista da área cultural, que tinha sido nomeado através do decreto presidencial número 288/20, de cinco de Novembro, foi exonerado por conveniência de serviço.

Num outro decreto, o Presidente da República determinou que, Filipe Zau ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, cesse as funções de membro do Conselho da República, órgão para o qual fora designado a oito de Setembro último.

Jomo Fortunato foi nomeada em Outubro de 2020 e sucedeu na pasta à jovem bióloga Adjany da Silva Freitas Costa, a primeira ministra a assumir a tutela das três pastas que foi nomeada em 06 de abril de 2020, mantendo-se apenas sete meses no lugar. Discreto, a passagem de Jomo pelo Superministério não foi isenta de polémica, pelo Memorial Doutor António Agostinho Neto.

Filipe Zau, nasceu em Lisboa em 02 de novembro de 1950 e é um investigador em ciências da educação, professor, autor e compositor.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *