Presidente da República, João Lourenço lamenta morte do Duque de Edimburgo


O Presidente da República, João Lourenço, enviou, nesta sexta-feira 09 de Abril, uma mensagem de condolências à Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Isabel II, pelo falecimento de seu esposo, o Príncipe Philip Mountbatten, Duque de Edimburgo, aos 99 anos.

De acordo com uma nota da Presidência da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, enviou hoje uma mensagem a Sua Majestade Isabel II, Rainha do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, a exprimir em nome do Povo Angolano e no seu próprio, as mais profundas condolências pelo falecimento de seu esposo, o Príncipe Philip Mountbatten, Duque de Edimburgo, ocorrido nesta sexta-feira.

“Nesta hora triste, quero recordar a trajectória de quase um século em que o príncipe Philip testemunhou, nesse período, os grandes acontecimentos da Humanidade”, escreveu o Presidente João Lourenço na sua mensagem.

O príncipe Filipe tinha saído recentemente do hospital, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica a problemas cardíacos, e encontrava-se no Palácio de Windsor.

Como consorte mais antigo do Reino Unido, realizou mais de 22.000 compromissos públicos individuais, e muitas vezes se descreveu de forma bem-humorada como “o inaugurador de placas mais experiente do mundo”.

O Duque de Edimburgo afastou-se das funções púbicas em 2017 e a sua morte não afecta a linha de sucessão, pois nunca dela parte dela, pelo que o herdeiro continua a ser o príncipe Carlos.

O príncipe Filipe morreu no castelo de Windsor, nos arredores de Londres, a dois meses de festejar 100 anos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *