Presidente da República João Lourenço encontra-se com Príncipe Harry na Cidade Alta


Em seu último dia de visita a Angola, o Príncipe Harry, que já esteve no Huambo, foi recebido no sábado (28) de Setembro, no Palácio Presidencial, pelo PR João Lourenço, ambos abordaram diversos assuntos, tendo ainda Harry sido informado sobre o programa “Nascer Livre para Brilhar”, liderado pela Primeira Dama da República, Ana Dias Loureço.

O Presidente de Angola referiu que, ao contrário de sua mãe, que teve que usar “um visor e um colete de protecção enquanto era escoltada pelos sinais de perigo de minas”, o príncipe Harry conseguiu andar à vontade numa estrada asfaltada, no mesmo local, no Huambo.

“As crianças presentes naquela rua para cumprimentar o Duque de Sussex estão agora livres para ir à escola e brincar em segurança, um direito humano básico que foi negado a muitos dos seus pais”, salientou o chefe de Estado.

João Lourenço garantiu ainda que o país está determinado em acabar com os 1.220 campos de minas restantes, com o objectivo de cumprir o prazo de 2025 acordado com a comunidade internacional.

No documento, o Presidente lembrou o potencial que Angola tem a nível turístico e ambiental e alguns investimentos que têm sido feitos na desminagem de campos, como os localizados no sudeste do país, apesar de ainda existir muito trabalho por fazer.

“Em 1997, uma princesa britânica enfrentou a tirania de uma arma do mal que atrapalha a vida de milhões em todo o mundo. A minha esperança é que o seu filho tenha iniciado um renovado compromisso para desminar todos os países até 2025, não apenas por imperativos humanitários, mas pelo bem-estar e conservação de todo o planeta”, conclui.

Príncipe Harry chegou na sexta-feira (27.09) à tarde a Luanda, e recebeu cumprimentos de boas vindas, no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, da ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, e outras entidades do Estado angolano, não prestou declarações à imprensa.

O duque de Sussex iniciou na quinta-feira (26.09), no Dirico, província do Cuando Cubango, a sua visita a Angola, para apoio à desminagem, como o fez também, em 1997, a sua mãe, princesa Diana.

No Huambo, Harry percorreu alguns metros da rua 28 de maio, um antigo campo de minas que Diana atravessou e visitou o hospital para as vítimas de minas do Huambo que a princesa de Gales visitou há 22 anos e que foi hoje rebaptizado como “Centro Ortopédico Princesa Diana”.

A visita a Angola insere-se num itinerário de dez dias, que começou na segunda-feira na Cidade do Cabo, África do Sul, onde chegou acompanhado pela mulher, Meghan Markle, e pelo filho, Archie Harrison, e de onde seguiu na quarta-feira para o Botsuana, sozinho.

Depois, Harry viaja para o Malawi, antes de regressar à África do Sul, onde, em conjunto com Meghan Markle, vai encontrar-se com a antiga primeira-dama Graça Machel, concluindo a visita com uma audiência com o Presidente, Cyril Ramaphosa.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *