Presidente da República exonera Ministro do Ensino Superior


O ministro do Ensino Superior de Angola, Adão do Nascimento, foi hoje exonerado das funções pelo Presidente angolano, que nomeou para o mesmo cargo, interinamente, o atual secretário de Estado do Ensino Superior para a Supervisão.

De acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República, enviada hoje à Lusa, a exoneração foi feita por decreto presidencial, mas sem serem referidos motivos para esta saída, que acontece precisamente na semana do início do ano académico de 2017.

“Por outro lado, por despacho presidencial foi nomeado interinamente António Miguel André, secretário de Estado do Ensino Superior para a Supervisão, para exercer as funções de Ministro do Ensino Superior, em acumulação”, acrescenta a mesma nota.

As 24 universidades públicas e 41 privadas angolanas disponibilizaram este ano 111.086 vagas para o ensino superior.

O vice-Presidente, Manuel Vicente, exortou na sexta-feira, no ato oficial de abertura do ano académico de 2017, as instituições de ensino superior do país a promoverem a qualidade e valorização do corpo docente como objetivo para o novo ano académico.

Com as vagas ainda em fase de preenchimento, o vice-Presidente da República recordou que em 2016 estavam inscritos no ensino superior em Angola 241.284 estudantes, um aumento de 9,2% face ao ano anterior.

“O ensino superior tem conhecido um crescimento quantitativo notório. É de salientar, no entanto, que o crescimento quantitativo que se verifica deve ser acompanhado de um esforço que promova a qualidade”, exortou Manuel Vicente.

Ainda de acordo com a nota da Casa Civil emitida hoje, o Presidente da República exonerou igualmente Alexandre David de Sousa Costa do cargo de secretário de Estado para o Comércio Externo.

Ainda por decretos presidenciais assinados por José Eduardo dos Santos foram nomeados Francisco José Aleixo Fernandes, para o cargo de secretário de Estado para o Comercio Externo, e Carlos Alberto Jaime Pinto, para o cargo de secretário de Estado da Agricultura para o setor Empresarial Agrícola.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!