Presidente da República condecorado com Prémio “José Aparecido de Oliveira”


O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, foi neste domingo, 27 de Agosto, galardoado com o prémio “José Aparecido de Oliveira”, no valor de 30 mil euros, pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa, num evento que teve lugar na ilha de São Bernardo, em São Tomé e Príncipe.

Foto: DR

De acordo com uma nota da Presidência angolana, o Presidente João Lourenço recebeu a condecoração das mãos do Presidente Carlos Vila Nova, galardão que o consagra vencedor do “Prémio José Aparecido de Oliveira”, com nome do diplomata brasileiro que se notabilizou nos esforços que conduziram à institucionalização da CPLP, há quase três décadas.

“É com elevada honra que recebo o Prémio José Aparecido de Oliveira das mãos de Sua Excelência Carlos Manuel Vila Nova, Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, na qualidade de Presidente pro tempore da CPLP. Agradeço à União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa UCCLA e os Observadores Consultivos da CPLP, por terem proposto a minha candidatura ao Júri do Prémio José Aparecido de Oliveira, ao qual coube a decisão de me atribuir este prestigioso prémio que tem um grande simbolismo por eternizar a memória do Embaixador José Aparecido de Oliveira, cujo exemplo nos inspiramos para enfrentar o desafio de trabalhar para a promoção dos princípios, valores e objectivos da CPLP”, lê-se na nota.

Ainda segundo a mesma nota, o Presidente da República, fez saber ainda que vai doar os 30 mil euros do prémio à Associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes (JUCARENTE), que actua nos municípios de Cacuaco, Belas e Quissama, em prol de causas sociais.

Este prémio reforça a nossa responsabilidade perante a organização, sobretudo no que diz respeito à necessidade de continuarmos a trabalhar para garantir a paz, a segurança, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos no mundo. Dedico este Prémio a todos os nossos povos, pois é por eles que temos vindo a construir juntos uma comunidade cada vez mais sólida e abrangente, inclusiva e determinada a ultrapassar as contingências de um mundo complexo e com grandes desafios a superar. Apraz-me anunciar, por último, que o montante pecuniário associado a esta distinção será doado à Associação Juvenil de Apoio aos Jovens Carentes (JUCARENTE), instituição de solidariedade social angolana que actua nos municípios de Cacuaco, Belas e Quissama e que muito tem feito em prol de causas sociais respeitáveis e merecedoras da nossa simpatia e admiração”, disse.

A distinção de João Lourenço com o referido prémio, foi decidida por aclamação do júri, constituído pelos representantes permanentes dos nove Estados-membros da organização junto da CPLP, reunidos a 15 de Maio, deve-se ao seu contributo na projecção internacional da CPLP, com destaque à implementação do acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-membros da CPLP e a criação do novo objectivo geral do mesmo, de cooperação económica.

Exit mobile version