Presidente da República avança que rotatividade dos embaixadores passa a ser de três a quatro anos


O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, informou nesta quinta-feira, 9 de Março, que o processo de rotatividade dos embaixadores passará a ser de três a quatro anos, para alterar a prática de permanência por tempo indeterminado.

Foto: Angop

A informação foi avançada pelo Correio da Kianda, aquando da realização da cerimónia de empossamento dos dezesseis embaixadores nomeados na passada terça-feira, pelo Chefe de Estado angolano, onde ressaltou a necessidade de se alterar e corrigir o processo.

“Já tivemos embaixadores angolanos que permaneceram no mesmo país duas décadas, 20 anos”, referiu.

De acordo com o Presidente, o processo de rotatividade já se impunham, por ser uma prática normal em outros países, destacando ainda que a ‘diplomacia angolana conhece, nos últimos tempos, uma grande dinâmica, por todos reconhecida’.

“O Chefe de Estado e o ministro das Relações Exteriores têm feito a sua parte e dos embaixadores esperamos que trabalhem, no sentido de promover a boa imagem de Angola, atrair o investimento privado estrangeiro e o turismo internacional para Angola”, frisou.

Vale ressaltar que, o Presidente da República exonerou dezesseis embaixadores e nomeou igualmente dezesseis novos diplomatas.

Exit mobile version