O Presidente da República; João Lourenço, agradeceu na manhã desta terça-feira, 18 de Julho, o Presidente norte-americano Joe Biden, pelo empenho no financiamento de projecto de energia solar que se vai desenvolver no sul de Angola.
João Lourenço manifestou a satisfação no acto da abertura da 38.ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que começou esta terça-feira em Luanda e termina no sábado, 22 de Julho.
De acordo com o Presidente angolano, o projecto beneficiará milhares de angolanos, sobretudo nas zonas rurais, e está previsto para fornecer energia solar nas províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango.
“Agradeço, em nome de todos os angolanos, ao Presidente Joe Biden pelo seu empenho, que foi determinante para garantir que este projecto arranque de facto, se torne uma realidade e uma bandeira das relações entre Angola e os Estados Unidos da América”, disse João Lourenço.
João Lourenço deu a conhecer que esteve em contacto na segunda-feira, com a presidente do Banco de Exportação e Importação (Eximbank) norte-americano, Reta Jo Lewis, que está em Angola para trabalhar com o Estado angolano no financiamento deste projecto.
Em junho, o Eximbank concedeu ao Estado angolano um financiamento de 900 milhões de dólares (cerca de 770 Bilhões de Kwanzas), para apoiar a construção de duas centrais de energia solar fotovoltaica.
No início deste ano, o Ministério das Finanças de Angola e o Eximbank celebraram um contrato de financiamento de 2 mil milhões de dólares, para a produção de energias renováveis em Angola.
Por: Edson Cruz