Presidente de Angola e de Cabo Verde conversaram sobre supressão de vistos em passaportes ordinários


Os chefes de Estado de Angola e  Cabo Verde, João Lourenço e Jorge Carlos Fonseca, estiveram reunidos nessa segunda-feira (26), na ilha do Sal, para discutir questões como o relacionamento bilateral, a comunidade lusófona e a supressão de vistos em passaportes ordinários entre ambos. 

A abertura de Angola para a assinatura e implementação de um acordo bilateral de supressão de vistos em passaportes ordinários cabo-verdianos foi um dos assuntos da conversa, entre os chefes de Estados dos dois países, tendo o presidente de Cabo-Verde Jorge Carlos Fonseca, assinalou que Angola já tem acordos semelhantes como países como Moçambique, Namíbia e África do Sul.

Por sua vez, a Presidência de Cabo Verde,  adianta que o João Lourenço mostrou-se “muito receptivo à criação de empresas mistas Angola/Cabo Verde em várias áreas, principalmente, na construção civil”.

João Lourenço reiterou a aceitação do convite para uma visita oficial a Cabo Verde, devendo as datas serem acertadas pela via diplomática, e voltou a confirmar a presença na Cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), agendada para os dias 17 e 18 de Julho, na ilha do Sal.

Vale salientar que Cabo Verde, pretende retomar as ligações das aéreas entre as duas capitais, com a intenção de que Angola seja um parceiro estratégico em África e mantenha a cooperação no domínio da defesa e segurança, e desta forma continuar a formar oficiais cabo-verdianos em estabelecimentos de ensino militar das Forças Armadas Angolanas (FAA).

 

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!