A procura de ovos devido à época natalícia que está prestes a chegar, tem influenciado no preço ao disparar de 42 para 54 mil kwanzas a caixa de 12 cartões. Entretanto, o mercado tem também enfrentado sérios desafios devido ao aumento dos custos de produção.
Segundo o jornal O País, constatou- se que nas últimas semanas o mercado tem registado pressão, tanto nos consumidores quanto nos produtores. Fruto disso, o cartão de ovos que custava 3 mil e 800 kz passou agora a ser comercializado entre 5 e 6 mil kwanzas nos mercados e armazéns, preços que variam dependendo do tamanho do ovo.
Entre os principais factores para esta subida de preços está o aumento do custo do milho, ingrediente fundamental na produção de ração para ave, conforme explica o engenheiro Isildo de Carvalho, produtor avícola.
“A procura pelo milho é alta, mas a oferta é limitada, o que cria um ambiente de monopólio que encarece o insumo. Esse aumento tem um impacto directo e proporcional no custo final dos ovos. Muitos pequenos produtores não conseguem suportar os custos e acabam por fechar as portas”, alertou Carvalho.