O Governo angolano, autorizou a reabertura das praias e piscinas a partir do dia 05 de Março, após dois anos interditadas devido as medidas de prevenção contra a Covid-19. O anúncio foi avançado pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.
Francisco Furtado, que falava das medidas constantes no Decreto Presidencial sobre o Estado de Calamidade Pública, a abreviação das medidas preventivas deve-se ao facto de o país registar, nos últimos meses, um decréscimo de casos positivos, principalmente da variante Ómicron.
O ministro e também coordenador da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, Francisco Furtado, apelou aos cidadãos que cumpram rigorosamente as medidas de prevenção emanadas pelas autoridades para se evitar o aumento de casos.
Por sua vez, o ministro do Interior, Eugénio Laborinho, garantiu que a corporação vai intensificar as acções de fiscalização da orla marítima angolana, para evitar a violação das medias de prevenção.
Francisco Furtado, informou que pretende-se acima de tudo garantir igualmente a proteção dos banhistas, solicitando por esta razão, a colaboração e compreensão dos cidadãos para se evitar transtornos.