Home Notícias PR proíbe as embaixadas de convidarem membros do executivo para actividades sem aprovação do Mirex

PR proíbe as embaixadas de convidarem membros do executivo para actividades sem aprovação do Mirex

Por Sofia Adelino

O Presidente da República, João Lourenço, emitiu recentemente um despacho que proíbe as missões diplomáticas, consulares e representações permanentes junto das Organizações Internacionais da República de Angola no exterior, de convidarem membros do Executivo para participarem em actividades oficiais sem o conhecimento prévio do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).

Foto: Facebook (Presidência da República)

O referido despacho presidencial citado pelo JA Online, adianta que cabe ao MIREX, com base no princípio da reciprocidade, orientar o nível de representatividade do Executivo nas recepções e solenidades organizadas pelas Missões Diplomáticas, Consulares e Organizações Internacionais acreditadas em Angola.

O despacho detalha ainda que, nos termos da Constituição da República de Angola e da Lei n.º 4/11, de 14 de Janeiro, todas as diligências e trocas de correspondência relacionadas a Assuntos Oficiais entre as Missões Diplomáticas, Consulares e Representações de Angola no exterior com os órgãos do Estado angolano, bem como entre as Missões Diplomáticas, Consulares e Organizações Internacionais acreditadas no país com esses mesmos órgãos, deverão ser mediadas pelo MIREX.

Refere o documente que, os Embaixadores Extraordinários e Plenipotenciários da República de Angola não devem realizar contactos ou conceder audiências a individualidades angolanas sem o prévio conhecimento do MIREX. Audiências oficiais devem ser solicitadas por intermédio da Direcção Geral do Protocolo do MIREX, e um representante do Ministério deve estar presente.

O documento, ressalta a importância de articular as vertentes política, cultural, económica e social da diplomacia angolana, considerando o papel crescente de Angola na arena internacional e a necessidade de alinhar as acções governativas.

Poderá também gostar

1 comment

Assunção Posser 11/11/2024 - 10:28

Gostei…

Reply

Leave a Comment