O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, justificou esta quarta-feira (17), a movimentação de alguns governadores para outras províncias, uma vez que estes desempenharam “bem” o seu papel durante exercícios das suas funções.
O Presidente da República fez este esclarecimento durante a cerimónia de posse da ministra de Estado para a Área Social, e dos novos governadores e vice-governadores, pelo facto de muitas vezes se questionarem a saída destes, num momento em que fazem um “bom trabalho”.
“Há o caso de quem já era governadora e foi movimentada, estou a referir-me à actual governadora do Cuanza-Sul, que vem de Cabinda, o actual governador do Huambo, que vem do Bié, e as pessoas às vezes se interrogam, mas se estavam a fazer um bom trabalho porquê é que saem?”, salientou.
Na cerimónia, testemunhada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, o Presidente da República justificou: “Eu digo que saem para desempenharem o papel de bombeiros, porque se fizeram um bom trabalho onde estavam, o que esperamos é que façam igual, ou melhor, nas províncias onde foram indicados agora”, acrescentou.
“É muito bom quando somos exonerados porque precisamos da pessoa exonerada para outras funções, passar de município para a província ou passar de uma província onde estamos a fazer um bom trabalho para outra onde pretendemos obter outros resultados”, disse.