PR João Lourenço tenta impedir José Eduardo dos Santos de viajar na TAP mas sem sucesso


O Presidente angolano tentou ontem demover, em vão, o ex-chefe de Estado de Angola José Eduardo dos Santos de viajar hoje para Espanha, via Lisboa, num voo da transportadora aérea portuguesa TAP, “contrariando diligências protocolares e logísticas”.

“O Executivo lamenta profundamente tal atitude, cujas consequências não são da sua responsabilidade”, escreve a Casa Civil do Presidente da República, em nota distribuída à imprensa na noite de segunda-feira.

De acordo com a nota, José Eduardo dos Santos deixa Luanda, na manhã desta terça-feira, em voo comercial operado pela companhia portuguesa TAP, com destino a Lisboa, em trânsito para o Reino de Espanha, país onde deve efectuar exames médicos de rotina.

A Casa Civil do Presidente da República classifica de “surpreendente” a  decisão do ex-Presidente da República se fazer transportar em aeronave comercial estrangeira, em detrimento da própria companhia de bandeira TAAG na sua deslocação à Europa.

Esta opção, ainda segundo a nota, “contraria diligências protocolares e logísticas desencadeadas pelo Estado angolano nas últimas semanas, que pôs à sua disposição uma aeronave compatível com o seu estatuto” de ex-Presidente da República.

A nota esclarece que, “tão logo o Executivo soube da intenção, por parte do ex-Presidente da República, de rejeitar a utilização do meio aéreo contratualizado, foram accionados todos os canais de diálogo e persuasão em ordem a prevalecer as normas e os princípios de protocolo atendíveis”.

Segundo a nota, tais esforços não desembocaram “numa solução para o impasse, nem mesmo depois de hoje (segunda-feira), pelas 17 horas, o Presidente da República, João Lourenço, se ter deslocado e falado com o ex-Presidente na residência deste, ao Miramar”.

A nota destaca que, “respeitando em rigor o normativo que define os direitos e regalias dos antigos Presidentes da República, o Executivo assegurou todos os aspectos logísticos e financeiros relacionados com a atenção médica a que se submeterá o ex-Presidente José Eduardo dos Santos em Espanha”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *