Home Notícias Povo clama por justiça após morte da gestante que sofreu intervenção cirúrgica sem anestesia

Povo clama por justiça após morte da gestante que sofreu intervenção cirúrgica sem anestesia

Por Luzimenia da Silva

Uma mulher identificada por Daniela Isabel Rodrigues Zeferino, de 30 anos, morreu na noite de quarta-feira, 13 de Novembro, após sofrer complicações durante o parto, por via de uma cesárea, realizado supostamente por uma enfermeira e um farmacêutico, que resultou também na morte da bebé, em uma unidade hospitalar privada em Luanda. 

Foto: Google (Autor Não Identificado)

De acordo informações, o médico que seria o responsável pelo procedimento cirúrgico, não estava na unidade hospitalar e por via telefónica terá orientado a sua equipa de enfermeiros a seguirem com os procedimentos para a realização do parto. Horas depois, quando se fez presente no local, o profissional de saúde soube que a mulher faleceu.

Após a notícia ter se tornado pública, vários angolanos deram testemunhos negativos sobre a unidade hospitalar em questão e o povo clama que a justiça seja feita.

Sem comunicar os familiares da vitíma, a equipa decidiu transferir o corpo de Daniela para uma outra unidade hospitalar, Lucrécia Paim, alegando a realização de um “despiste”. Outro ponto que foi levantado é a falta de infraestrutura para retirar o corpo da mulher do local, tendo segundo familiares, os enfermeiros recorrido aos seguranças de um Banco próximo para ajudar a levá-lo.

“”Não era equipa de enfermeiros, era uma enfermeira e um farmacêutico (que encontra-se foragido), eles em nenhum momento falaram connosco e se tivessem dito que ela estava naquele estado, ela não teria continuado aí, ela vomitou e convulsionou, teve paragens respiratórias e nós não sabíamos de absolutamente nada… Todos os procedimentos foram feitos sem a nossa (familiares) autorização. “A enfermeira passou por mim por duas vezes com luvas e o telemóvel na orelha a receber orientações do médico Simão. Fazíamos perguntas e não tínhamos respostas, a minha sobrinha estava viva enquanto eles levavam a minha irmã para o Lucrécia (aparentemente já morta)”, disse.

Após tomarem conhecimento do ocorrido, a família de Daniela decidiu então abrir um processo criminal, que culminou na detenção da enfermeira responsável pela realização da cesariana. Até ao momento, sabe-se também que o médico e o Director Administrativo do referido local estão a ser ouvidos pelas autoridades.

Poderá também gostar

Leave a Comment