Portugal elogia mudança de comportamento de Angola perante as memórias da guerra e considera estar empenhada na busca da paz em África


O Ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Cravinho, elogiou nesta sexta-feira (17),  em Adis Abeba o empenho diplomático de Angola em questões do continente africano, contrariando o passado recente da guerra.

Foto: UCCLA

Em declarações à agência Lusa, à margem da 36.ª Cimeira da União Africana, o ministro destacou que os angolanos tinham uma certa relutância relativamente à questões de conflitos a nível do mundo.

“Angola, aqui há uns anos, tinha alguma relutância em envolver-se em situações, conflitos em outras partes do continente. Hoje Angola tem uma presença forte e tem credibilidade que lhe permite ter um papel chave”, afirmou.

Ressaltou também o esforço de pacificação da região dos Grandes Lagos, numa referência ao conflito no leste da República Democrática do Congo é ainda na República Centro-Africana, onde Angola também desempenha um papel importante.

“Para nós, é uma grande satisfação ver Angola jogar esse papel, acreditamos que é um papel muito positivo para todo o continente, porque Angola é um país com peso e fazia falta, de alguma maneira, essa influência”, acrescentou o ministro.

Acrescentou ainda: “Vejo o meu colega angolano ( ministro das Relações Exteriores, Téte António) muito activo, e o Presidente João Lourenço a falar com os presidentes de outros países, o que é extremamente positivo, diria, para a CPLP”, actualmente presidida por Luanda


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *