Após vir a público a infomação sobre os 45 membros do Conselho Económico e Social do Presidente da República, que serão contemplados com viaturas top de gama, da marca Toyota VXR Turbo, avaliadas em 200 mil dólares americanos cada, num total aproximado a USD 9 milhões, vários angolanos mostraram-se descontentes, por considerarem que o país tem situações prioritárias por acudir.
Nas redes sociais, é possível constatar vários comentários e publicações, que consideram um “absurdo” o referido investimento, devido aos vários problemas sociais e económicos que o país tem enfrentado nos últimos anos.
“Mas dizem não haver dinheiro para o aumento de salário dos professores”, “9 milhões de dólares poderiam alimentar 9 milhões de habitantes pelo menos em nove meses”, “Salário da função pública não aumentam, mas querem comprar carros de luxo”, lê-se os descontentamentos nas redes sociais.
Dentre as discussões, foi mencionado o facto do referido conselho ser integrado por entidades que possuem cargo no governo e por essa razão já receberam viaturas top de gama, o que perfaz duas viaturas de luxo como oferta para alguns governantes.
Vale lembrar que esta é a primeira regalia atribuída aos Conselheiros Económicos e Sociais do Presidente da República desde a sua criação há cerca de cinco anos, pelo Presidente da República João Lourenço.