População angolana vai chegar até aos 65 milhões de habitantes em 2050


A população angolana deverá duplicar a atual, passando dos atuais cerca de 27 milhões para quase 65 milhões, em 2050, segundo uma projeção do Governo de Angola, apresentada nesta quinta-feira (22), em Luanda.

A Projeção da População 2014-2050 elaborada pelo Instituto Nacional de Estatística de Angola teve como principal fonte de dados as informações recolhidas no recenseamento Geral da População e Habitação de 2014, dados do Inquérito de Indicadores Múltiplos de Saúde (IIMS) de 2015-2016 e do Serviço de Migração de Estrangeiros de 2013.

Para a realização da análise foram usados os métodos das componentes demográficas – natalidade, mortalidade e migração – a partir dos dados do censo de 2014, estando as projeções subdivididas em nacional, urbana, rural e por cada província, igualmente desagregadas por área de residência, sito é, urbana e rural.

Esta projeção para o crescimento da população angolana está também aliada à taxa de fecundidade alta para as mulheres angolanas, com uma média de seis filhos cada uma, até 2014, enquanto em 2024 aquela média deverá estagnar para três filhos.

Em declarações à imprensa, o diretor-geral do INE, Camilo Ceita, referiu que o índice de fecundidade ainda é alto, porque os níveis de contraceção e de planeamento familiar ainda são muito baixos.

“Isso significa falta de informação, sobretudo na mulher e outro indicador também preocupante são as gravidezes precoces nas adolescentes é muito alto, quer dizer que há aí muito trabalho por se fazer de informação e vimos também que quanto mais baixo o nível de ensino da mulher mais negativos os indicadores”, referiu.

AR/Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!