A Procuradoria-Geral da República (PGR) deteve temporariamente o inspector provincial da educação da província do Uíge, Francisco Martins Sebastião, de 41 anos, sob a acusação de abuso sexual de menores de idade.
O acusado vai responder por 15 crimes de violação, após ter ignorado três vezes a intimação imposta pela PGR. Este teria sido denunciado pelo pai da sua última vítima, de 14 anos, que mantinha uma relação de amizade com o suposto autor do crime.
Tudo aconteceu quando a vítima e uma suposta sobrinha do inspector aceitaram boleia do mesmo na saída da escola. A alegada sobrinha foi deixada em casa no Candombe-Velho, mas a amiga foi levada ao escritório do acusado no bairro Papelão, onde o mesmo a teria obrigado a ingerir bebida alcoólica até ao estado de embriaguez. Posteriormente foi levada à uma fazenda onde supostamente sofreu violação inúmeras vezes, de acordo o que contou a vítima à PGR, acrescentando que o estuprador quis silenciá-la com 2 mil kwanzas, não sendo a primeira vez que cometeu o acto.
Francisco Martins Sebastião foi detido no dia (21) de Janeiro e já se encontra a contas com a justiça, conforme afirmou o porta-voz do SIC-Uíge, Serafim dos Santos.
Fonte: Novo Jornal.