PGR conta a sua versão dos factos e nega que jovem ficou preso 7 anos por embater contra a viatura de um agente do SIC


A Procuradoria Geral da República, teria emitido, nesta quarta-feira, 21 de Setembro, uma nota de exclarecimento, onde dá a sua versão sobre a prisão do jovem que ficou supostamente detido durante 7 anos, por embater contra a viatura de um agente do (SIC).

Foto: Google (Autor não identificado)

Na nota partilhada pelo Club K, a PGR, teria desmentido a informação veiculada para o referido órgão. “Não é verdadeira a notícia posta a circular nas redes sociais pelo Site Club-K, segundo o qual o cidadão, José Massango Catumbo, t.c.p. Vici, ficou preso durante 7 anos, por embater com a sua motorizada na viatura de um agente do Serviço de Investigação criminal”, lê-se no primeiro parágrafo.

Mais adiante, o comunicado lançado supostamente pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da PGR explica que José, não foi detido por quebrar o pisca da viatura do agente, e sim por ter se envolvido em um furto qualificado. O mesmo documento garante ainda que o jovem teria sido levado para a Comarca de Viana, no dia 19 de Fevereiro do ano passado, e não em 2015 como informou o portal Club K.

“O aludido cidadão foi detido mediante mandado do Magistrado do Ministério Público, por indícios da prática do crime de Furto Qualificado, que se consubstanciou no assalto a residência, ocorrido no Zango 4. Constituído arguido sob Processo n.º 23462/20 – PGR /Esquadra do Capalanga e foi internado no estabelecimento penitenciário de Viana, no dia 19.02.2021.

Ainda segundo o documento, o processo teria sido concluído conforme a lei.

“O Processo foi concluído dentro dos prazos legais, foi remetido a Tribunal e o arguido transferido a Cadeia Central de Luanda. O Julgamento teve início no dia 04 de Julho de 2022, na condição de preso. Na 2.ª sessão de audiência e julgamento que decorreu no dia 13 de Julho de 2022, o arguido foi restituído à liberdade por despacho da Juíza da causa, consignada em acta. Contrariamente, ao que se veiculou no site Club-K, o arguido permaneceu preso durante 1 ano e 5 meses.”

Importa realçar que circula nas redes sociais, um vídeo onde o jovem José, dá a sua versão dos factos.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *